GERAL

Campanha em prol do Vale do Taquari segue em Carazinho

Fotos Mara Steffens/O Correspondente

 

A mobilização dos gaúchos é algo que impressiona. Mesmo após tantos dias da tragédia causada pela enchente no Vale do Taquari, as doações não cessam. Na tarde desta segunda-feira (11), a reportagem de O Correspondente visitou os principais pontos de concentração de doações, as sedes do Corpo de Bombeiros Militar e da Brigada Militar e encontrou os servidores trabalhando na organização e no carregamento do que a comunidade entregou durante o fim de semana. 

 

Desde a semana passada, caminhões da TW Transportes tem deixado Carazinho diariamente com donativos, rumando para a sede regional da Defesa Civil em Passo Fundo. É lá que tudo que o que estão sendo doado pela região passa por triagem e depois é encaminhada para os municípios atingidos. Neste momento, conforme do Sargento Castro, do CBM, alimentos e itens de higiene e limpeza são os produtos mais necessários. 

 

O engajamento é tanto, que houve momentos em que as doações tiveram de ser encaminhadas a Erechim, onde funciona um outro centro regional de triagem, pois em Passo Fundo já não havia mais como armazenar. Mesmo assim, é preciso seguir doando, de acordo com o Capitão Aires, da Brigada Militar. Segundo ele, ainda existe muita necessidade nos municípios atingidos. Num segundo momento será anunciado para que as pessoas que puderem possam doar também móveis e utensílios, a fim de remontar as residências dos que perderam o que tinham dentro de casa. 

 

Além de ajudar com donativos, muitas pessoas têm ido ao Vale do Taquari e se envolvido na limpeza e na reconstrução. Suyan von Tryller, servidor público da Câmara de Carazinho esteve em Estrela nos últimos dias. Membros do Rotaract e com familiares naquela cidade, ele decidiu ajudar no Centro de Apoio montado para auxiliar as vítimas. 

 

No fim de semana, o prefeito Milton Schmitz e a primeira dama Andreia Schmitz foram auxiliar em Roca Sale. Aquele município também foi o destino do produtor rural de Colorado, Alison Xavier. Ele se uniu a mais 15 amigos e ajudou na limpeza da cidade nesta segunda-feira (11). Uma escola foi um dos pontos em que eles atuaram. 

Data: 11/09/2023 - 17:00

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE