O Correspondente Portal de Notícias surgiu da necessidade e da paixão por informar da jornalista Mara Steffens, que atuou por 15 anos no Grupo Diário da Manhã. A proposta é deixar os carazinhenses e o público regional bem-informado acerca dos acontecimentos de todo os segmentos, desde a utilidade pública, passando por política, segurança pública, educação, economia, esporte, agronegócio, saúde, entre outros.
O Correspondente propõe a valorização das potencialidades e dos fatos locais e regionais, buscando as informações na fonte. Traz, claro, assuntos de repercussão em nível estadual e nacional e até mesmo mundial, mas aproximando-os do cotidiano dos seus públicos específicos.
Outro diferencial é a valorização de quem é de Carazinho e que tem brilhado fora por sua atuação profissional, o que de certa forma também engrandece nossa cidade e os talentos que nascem aqui. Desta forma nascem reportagens exclusivas, verdadeiras e atuais como sugere o slogan.
Mara Steffens Nogueira
Formada em Letras pela UPF Campus Carazinho, Mara cursa Jornalismo Digital na Uniasselvi, e pós-graduação em Jornalismo Digital, e em Marketing e Mídias Sociais na Uninter. Começou a carreira em Não-Me-Toque, no Jornal Correio Regional e chegou a Carazinho em 2007 para ser colunista social no Jornal Diário da Manhã. Trabalhou no grupo por 15 anos, como repórter, redatora e apresentadora até a extinção do impresso e a venda da rádio para outro conglomerado de comunicação.
Foi no Diário em que teve uma das oportunidades das quais mais se orgulha, narrar futebol. Foi em 2019 que desempenhou esta função pela primeira vez, em uma competição de futsal promovida pela emissora. Em 2021, foi uma das cinco finalistas, entre 330 inscritas de todo o Brasil, da segunda edição do Projeto Narra Quem Sabe da ESPN, um dos canais esportivos mais renomados do mundo. Em São Paulo, teve a oportunidade de aprender com Vanessa Riche, orientadoras de dezenas de profissionais da televisão como apresentadores, comentaristas e narradores. Conheceu e pode aprender com narradores de gabarito como Rômulo Mendonça, Fernando Nardini, João Guilherme, Hamilton Rodrigues e a pioneira da narração feminina brasileira, Luciana Mariano.
A jornalista tem ainda curso de narração esportiva pela Unieducar, de Fortaleza, ministrado pelo jornalista e narrador Kaio Cézar, idealizador do canal Torcida K; e de narradora e comentarista pelo Futebol Interativo, cujas aulas foram ministradas por Vanessa Riche.
Mara Steffens sempre nutriu o sonho de dirigir seu próprio veículo de comunicação, com os princípios do jornalismo com credibilidade e com proximidade, priorizando o que acontece na cidade, por entender que o importante são os assuntos que impactam a vida da comunidade. Ao longo da carreira aprendeu com nomes importantes da comunicação local e regional e que ajudaram a moldar sua maneira de atuar.
Membro da Academia Carazinhense de Letras, desde 2022, é autora da biografia Padre Gheno, Uma Vida Dedicada a Deus. Também participou da elaboração da antologia “Vivências, da ACL, com o texto “A Menina e o Futebol”.
Atua também, esporadicamente, como assessora de imprensa e jornalista freelancer.