GERAL

Em noite de Empodera Carazinho, Silmara Tombini Hommerding é agraciada com o Troféu Mulher Empreendedora

Fotos Mara Steffens/O Correspondente

 

Mulheres inspiradoras e suas trajetórias. Este foi o tema do Ted Talk realizado na noite desta quinta-feira (31), pelo Núcleo Empodera da Associação Comercial e Industrial de Carazinho. Foi a quinta edição de um evento que busca a integração das mulheres. A jornalista e professora Nadja Hartmann, as empresárias Carine Leite da Silva e Magda Metzdorf, e as diretoras das universidades locais Eloísa D’Ávila Pauletto (La Salle), Frankiele Oesterreich (Ulbra) e Munira Awad (UPF) lideram o movimento.

 

Depois do jantar, assinado pelo chef Felipe Borchadt, Nadja Hartmann conduziu o bate papo entre a engenheira agrônoma e produtora rural Luciane Rheinheimer, a defensora pública, Daniele da Costa Lima, a médica pediatra Maria Cecília Baltar e a empresária Sabrina Adam Lotti.

 

Elas falaram sobre suas trajetórias pessoais, como lidam com os desafios enquanto mulheres e para conciliar vida pessoal e profissional.

 

Um dos depoimentos mais impactantes foi da médica pediatra Maria Cecília Baltar, que disse ser extremamente realizada na profissão. Contou episódios em que usava o próprio carro para transferir pacientes de Carazinho para outras cidades e que abria mão de muita coisa para cuidar deles. Segundo ela, várias vezes a família saiu de férias e ela ficava porque tinha muito trabalho. Teve três filhos e poucos dias depois de dar à luz, já estava de volta ao consultório e com os próprios bebês, amamentando entre uma consulta e outra. Disse também que não faria essas coisas novamente, porque sente que deveria ter priorizado mais família e dado mais limites aos pacientes.

 

A produtora rural Luciane Rheinheimer chegou a ser a única mulher na equipe de engenheiros agrônomos da Cotrijal, em meados de 1990, mas sempre buscou conquistar seu espaço e revelou ser exigente consigo mesma, em prol dos melhores resultados.

 

Enquanto defensora pública, Daniele da Costa Lima se depara diariamente com realidades bem difíceis e comentou sobre o quanto somos privilegiados por ter moradia, alimentação, trabalho. Neste sentido, ela acredita que cada um precisa fazer a sua parte em prol de um mundo melhor para as próprias gerações.

 

Sabrina Adam Lotti encarou o desafio de deixar a profissão para a qual estudou – fisioterapia – para assumir a empresa da família do ramo funerário. Falou como tem sido o processo de sucessão, que se intensificou na Covid-19 quando a família decidiu pelo afastamento do pai, cardíaco, a fim de preservar a saúde dele.

 

 

 

Homenagem

Durante o Empodera Carazinho, a empresária Silmara Tombini Hommerding foi homenageada com o troféu Mulher Empreendedora, por sua trajetória de sucesso a frente do grupo que mantém sete lojas do Boticário em Carazinho e na região, e que se prepara para inaugurar uma nova na semana que vem.

 

No telão, a história de superação e que inspira de Silmara foi mostrada. Depoimentos de colaboradores e pessoas próximas enalteceram o trabalho dela. “Fiquei muito surpresa e feliz com a homenagem. As pessoas sempre dizem que é merecido, mas é fruto de muito trabalho, foco, amor pelo que faço. Só tenho gratidão”, disse ela, ressaltando persistência, não ter medo e muita dedicação são ingredientes para o sucesso.

 

Confira abaixo mais registros da noite.

Data: 01/09/2023 - 08:30

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE