EDUCAÇÃO

Ulbra comemora 23 anos em Carazinho com exposição no Espaço Talentos Locais

Fotoa Mara Steffens/O Correspondente

 

O Espaço Talentos Locais da Câmara de Vereadores de Carazinho foi inaugurado no começo de março deste ano e já conta com a sétima exposição. A mais recente aberta à visitação comemora os 23 anos de Ulbra em Carazinho, marcados em agosto, e a atuação de 51 anos da universidade em nível nacional. A abertura foi ontem (31), antes da sessão ordinária, com a presença de vereadores, lideranças e representantes de entidades de classe. 

 

"Estamos aqui com muita alegria, inaugurando esta exposição de duas semanas, justamente no dia que retomamos as aulas. Mas o que trazer para uma exposição de 23 anos de Ulbra local, 51 de Ulbra nacional? É muita história. Comecei pelos documentos de 1996, que mostram que muitas pessoas, muitas entidades se envolveram, que quiseram trazer a Ulbra para cá. Vinte e cinco municípios do entorno que quiseram que a Ulbra viesse. Já havia a UPF e a Ulbra veio para fortalecer ainda mais a educação do município e na nossa região, prova é a quantidade de alunos que temos, que vem de todas as partes da região, não somente para a Ulbra", disse a diretora do campus, Franckiele Oesterreich. 

 

Destacando que a exposição mostra um pouco de cada curso e de vários momentos importantes da história, Frankiele citou que o nome da exposição remete ao envolvimento da comunidade com a universidade. "Várias fotos que encontramos não tinham registro do que eram, mas em muitas outras encontramos cartazes que diziam "Ulbra, a Universidade que você ajudou a contruír". Esse tinha que ser o nome da exposição, que todos vocês ajudaram, em algum momento vocês passaram pela instituição", salientou. 

 

Fotos e símbolos, inclusive uma beca que remete ao momento bastante importante da caminhada acadêmica que é a formatura, além de objetivos e materiais usados pelos cursos fazem parte da exposição. Além da diretora, participaram colaboradores, professores e alunos da universidade. 

 

A presidente do Legislativo, Janete Ross de Oliveira (PSB) elogiou a relação de proximidade entre Ulbra e UPF, através das diretoras Frankiele e Munira, que consegue unir forças em prol da educação do município. Salientou que o espaço de talentos locais, antes ociosos está podendo aproximar entidades, artistas da comunidade. 

 

O coordenador adjunto da 39ª Coordenadoria Regional de Educação - CRE, Lucas Gabriel Lopes, também discursou. Ele tem uma relação muito próxima com a universidade, já que a mãe, Maria Eleni Lopes teve papel fundamental e direto na instalação da Ulbra para Carazinho. "Minha mãe era uma forte liderança na época. Era delegada de educação e estava junto com todos netes projeto. Foi uma universidade muito sonha e buscada. Depois fui aluno, depois funcionário, mas acompanhei de perto e a Ulbra tem uma marca positiva no meu coração", destacou. 

 

Para visitar a exposição, entre em contato pelo telefone 3330-2322, para agendar horário.

Data: 01/08/2023 - 10:41

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE