POLÍTICA

Carazinho deve se mobilizar novamente contra projeto do Presídio de Passo Fundo às margens da BR 285

Protesto realizado em agosto de 2021, por lideranças de Carazinho (Foto Arquivo Ascom Prefeitura)

 

O anúncio feito pelo Governo do Estado ontem (27), de que voltará a se mobilizar para construir uma casa prisional às margens da BR 285, na divisa entre Carazinho e Passo Fundo, deve mobilizar a comunidade carazinhense. Desde 2010 o assunto é impasse já que entidades de classe e os poderes Executivo e Legislativo são contra a construção no terreno. Inicialmente o local deveria receber um presídio feminino e o projeto agora prevê a edificar uma casa prisional regional com capacidade para cerca de 800 vagas. Para isso, o Estado promete investir R$ 100 milhões. 

 

"Somos veementemente contra", reiterou o prefeito Milton Schmitz, cuja manifestação na íntegra para O Correspondente você pode acompanhar no vídeo. Na segunda-feira (31), ele e as entidades de classes devem se reunir, durante a tradicional reunião almoço da Associação Comercial e Industrial de Carazinho - ACIC e decidir quais providências eles irão tomar. 

 

A obra acabou suspensa depois que as entidades e vários lideranças políticas realizaram diversas mobilizações, inclusive protestos no local da obra, buscando chamar a atenção do Governo para o tema. A questão ambiental, já que o terreno fica próximo do Rio da Várzea, que abastece Carazinho, é um dos principais argumentos, aliados a distância das estruturas policiais que precisarão se deslocar diariamente para surprir das demandas da casa prisional, o que geraria altos custos para o Governo. 

 

Também na semana que vem, o secretário de Sistema Penal e Socioeducativo, Luiz Henrique Viana, deve estar em Passo Fundo. A ideia é que ele se reúna com lidernaças daquele município, a fim de resolver questões burocráticas relacionadas a obra. O Governo do Estado pretende realizar a licitação para definir a empresa responsável pela construção ainda este ano. 

 

 

Data: 28/07/2023 - 16:13

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE