SAÚDE

Carazinho apresenta queda nos índices de novos casos de Hepatites

Foto Divulgação

 

Levantamento do Serviço de Assistência Especializado - SAE de Carazinho mostram que em 2023 seis pessoas tiveram diagnóstico para hepatites. Trata-se de um caso de Hepatite B e cinco de Hepatite C. O número é inferior ao ano passado, quando o setor teve seis casos de hepatite B e nove casos de hepatite C. A explicação para a queda nos índices, conforme a enfermeira do SAE, Cristiane Sbardelotto, pode estar na conscientização. "A queda pode ser devido a divulgação da vacinação existente para a Hepatite B e as medidas de proteção que são orientadas nas campanhas e nos meios de comunicação", salienta ela, lembrando que o Ministério da Saúde realiza campanhas constantes para a erradicação das Hepatites virais até 2030, e estamos fazendo o possível para orientar a população que procurem as unidades de saúde e o SAE para fazer os testes rápidos anualmente, tendo em vista que a hepatite C tem cura e a B tem tratamento. O diagnóstico precoce auxilia no tratamento e erradicação da mesma", menciona ela. 

 

Ainda conforme Cristiane, atualmente há 54 pacientes tomando medicação para hepatite B e seis para hepatite C. A faixa etária em que a doença mais acomete em Carazinho é entre 40 e 50 anos. 

 

Hoje (28), entre as 13h30min e às 16h30min, o SAE estará no saguão da prefeitura realizando uma nova campanha de conscietização. A programa estava prevista inicialmente para a Praça Albino Hillebrand, mas por causa da instabilidade do tempo, foi realocada. Na ocasião a população poderá fazer testes rápidos, que apontam para a possibilidade de contaminação para hepatites. Em caso positivo, a pessoa é encaminhada para exames complementares. 

Data: 28/07/2023 - 12:05

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE