CULTURA

Etnia Alemã comemora imigração com jantar baile

A já famosa centopéia da etnia alemã de Carazinho divulgando o evento pelo centro da cidade (Foto Divulgação)

 

Está programado para este sábado (22), o jantar baile da Etnia Alemã de Carazinho em comemoração aos 199 anos da chegada dos primeiros imigrantes alemães ao Brasil. A data oficial é 25 de julho. 

 

A festividade ocorre no CTG Rincão Serrando, a partir das 20h, com jantar típico. Haverá também sorteio de brindes, apresentação de grupos de dança e, por fim, baile animado pela Banda Moinhos de Vento. 

 

Os cartões estão a venda, no valor de R$ 55,00 nas lojas Máxima, Pulse e na Farmácia Glória Matriz. Crianças até 5 anos não pagam e de 6 a 12 anos pagam R$ 25,00. Quem desejar participar somente do baile paga F$ 25,00 após as 22h. 

 

Os primeiros imigrantes alemães chegaram ao Brasil ainda no reinado de D. Pedro I. Estabeleceram-se no Sudeste e Sul do país, onde, a partir de 1824, fundou-se a colônia alemã de São Leopoldo (Rio Grande do Sul). Entre os motivos que levaram o Brasil a receber os imigrantes estava a necessidade da formação de um exército, após o período imperial. Grande parte dos imigrantes foram recrutados para este fim. Junto a eles, vieram alemães de outras diversas profissões como agricultores e artesãos.

 

A própria Associação da Etnia Alemã de Carazinho lançou em 2023 um livro com a história da imigração e a contribuição deste povo para a formação de Carazinho e da região. O ponto inicial da chegada dos imigrantes a Carazinho seria a Colônia Dona Júlia, mas não há registros extatos de quantas famílias vieram no primeiro momento. Alguns defendem que seriam em torno de 100. "Narrativas: Imigrantes Alemães em Carazinho e Região - Contribuições sociais e culturais" é o nome da obra orgnizada pela professora Nelsi Erhardt. 

 

 

 

Data: 22/07/2023 - 10:08

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE