GERAL

Indígenas de Carazinho contam com atendimento especializado em saúde dentro da aldeia

Foto Divulgação/Ascom Prefeitura

 

A população indígena que vive em Carazinho conta agora com uma unidade básica de saúde especializada. Um contêiner com toda estrutura necessária foi entregue para aquela comunidade, nas proximidades do Santuário de Santa Rita, na manhã desta terça-feira (28).

Participaram do ato, a secretária de Saúde, Anelise Almeida e representantes da secretaria Estadual da Saúde Indígena – SESAI, de Passo Fundo e que será responsável pelo atendimento ofertando na estrutura. Anelise explica que os atendimentos são semanais, conforme a necessidade dos indígenas, mas o município oferta também sua estrutura através da unidade básica do bairro Oriental, bem como o HCC e a UPA, em casos de emergência.

A unidade foi estruturada com os recursos aportados pelo Estado ao Município, destinados mensalmente para o atendimento dos indígenas. Conforme a secretária, o aporte é de R$ 2 mil, por isso o plano de aplicação foi a longo prazo.

Atualmente, a comunidade indígena das proximidades do Santuário conta com pouco mais de 50 membros. A estrutura foi edificada no formato de container para facilitar o transporte quando da necessidade de mudança de local da aldeia.

Em breve, os indígenas também devem ser contemplados, por intermédio da Secretaria Estadual de Educação – SEDUC, de uma escola, em formato semelhante a unidade de saúde. Um temporal destruiu a edificação em que as crianças e adolescentes assistiam às aulas. Enquanto não ganha uma solução definitiva, os estudantes estão tendo aulas em uma das residências da aldeia.

Data: 28/02/2023 - 16:36

Fonte: Mara Steffens (com informações da Assessoria de Imprensa)

COMPARTILHE