CULTURA
Academia de Música da OSINCA encerrou 2025 com mais de 160 estudantes atendidos em Carazinho
Foto Divulgação/Lia Vogt
A Academia de Música da OSINCA concluiu, em 2025, mais uma edição de seu projeto de formação musical no município de Carazinho. Realizada pela Associação Orquestra Sinfônica de Carazinho (OSINCA), a iniciativa atendeu mais de 160 estudantes, incluindo alunos da rede pública de ensino e pessoas com deficiência, consolidando-se como uma ação estruturante de democratização do acesso ao ensino de música.
O projeto ofereceu aulas regulares de música e práticas coletivas, voltadas à iniciação e ao aperfeiçoamento técnico de crianças, jovens e adultos. A proposta priorizou a inclusão social e a formação de novos públicos para a música de concerto em Carazinho e região. Além das ações educativas, a Academia de Música da OSINCA realizou apresentações musicais abertas ao público, que reuniram mais de 700 pessoas ao longo do ano.
O projeto foi ocorreu através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura com financiado Pró-Cultura RS, e patrocínio das Centrais Elétricas de Carazinho (ELETROCAR), Rede-E Supermercados e Banrisul, produção cultural da Conecta Cultura e apoio da Prefeitura Municipal de Carazinho, SESC e Universidade de Passo Fundo.
Como desdobramento das ações realizadas em 2025, a OSINCA sinalizou a continuidade da iniciativa, com previsão de abertura de novas vagas gratuitas a partir de fevereiro de 2026.
Siga o Instagram da Osinca: https://www.instagram.com/orquestraosinca/
.