SAÚDE
Central de Vacinas de Carazinho estará aberta no próximo sábado (17)
Foto Arquivo/O Correspondente
A Sala de Vacinas da Secretaria Municipal de Saúde (Avenida Pátria ao lado do HCC), estará aberta no próximo sábado (17) das 8h às 12h, para atualização das seguintes vacinas:
- HPV: Para o público dos 9 aos 19 anos. HPV é a sigla em inglês para Papilomavírus Humano (Human Papiloma Virus), vírus capazes de infectar a pele ou as mucosas, e a vacina é considerada a forma mais eficaz de prevenção primária contra esses tumores e infecções persistentes. A vacina HPV é recomendada entre 9 e 14 anos, antes do início da vida sexual para máxima eficácia. Alguns desses vírus podem infectar o trato genital, são de alto risco e podem provocar câncer e outros podem causar verrugas genitais.
- Dengue: Para quem tem de 10 aos 14 anos. Em 2025, o Brasil registrou redução de 75% nos casos prováveis de dengue e de 72% nos óbitos, em comparação com 2024. Apesar do avanço, o combate ao Aedes aegypti cuja presença no ano passado preocupou os órgãos de saúde pública, e a manutenção das ações de prevenção seguem sendo fundamentais, com a vacinação sendo uma delas.
- Vírus Sinsicial: Para gestantes a partir de 28 semanas. A vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) protege contra bronquiolite e pneumonia, sendo considerada crucial para bebês e começou a ser distribuída pelo SUS em 2025 para gestantes (28ª semana em diante).
De acordo com o Diretor Administrativo da Secretaria Municipal de Saúde, Andrei da Silva, essas foram as vacinas programadas para a ação em razão da baixa procura por parte da população, a fim de que a comunidade seja incentivada a se imunizar. A meta é vacinar em torno de 250 pessoas.