EDUCAÇÃO
Aumenta para 250 número de crianças atendidas pelo Plantão da Educação Infantil em Carazinho
Foto Divulgação
O Plantão da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Carazinho passou de 150 crianças no ano passado para 250 atendidas neste mês de janeiro de 2026. A iniciativa busca facilitar aos pais que trabalham ter onde seus filhos possam permanecer aprendendo, brincando e se desenvolvendo, no período de recesso escolar.
O prefeito João Pedro e a Secretária Municipal de Educação, Elisabete Medeiros, acompanham o trabalho e nesta sexta (09) estiveram na EMEI Santa Isabel, onde há 92 crianças matriculadas para frequentar o plantão. "O plantão permite aos pais que trabalham que possam ter onde deixar seus filhos com segurança, e com três escolas neste ano também foi possível aumentar o número de alunos matriculados, são mais crianças atendidas e em locais mais próximos de suas casas, com essa descentralização, garantindo atendimento de qualidade", observa o prefeito.
Conforme a secretária Elisabete, as outras escolas participantes do projeto em plantão são as EMEIS São Lucas e Kênia Setti. Além disso, a Santa Isabel e a São Lucas fazem parte do programa "Mais um pouquinho", criado no ano passado pela gestão municipal, que consiste num horário estendido, o que significa que não fecham às 17h30, mas às 18h30, para os pais que em razão do trabalho tem dificuldade em buscar seus filhos às 17h30. "É a maneira de que tenham seus filhos bem cuidados até a hora em que possam ir buscá-los".
Saionara Fior Beffart, coordenadora do plantão na EMEI Santa Isabel, informa que em cada sala de aula estão presentes um professor de formação, titular, (em algumas salas, até dois professores), recreacionista, monitores de apoio especializado, de forma que todas as turmas contam com 5 ou 6 profissionais por turno para atendimento. São pessoas que fazem parte da rede municipal, a maioria recreacionistas, monitores e professores de contratos emergenciais.