ECONOMIA

Prestadores de serviço enfrentam lentidão na emissão notas fiscais em razão da transição da Reforma Tributária

Foto Arquivo/O Correspondente

 

Alguns prestadores de serviços que precisam emitir Notas Fiscais podem estar notando certa lentidão nesses primeiros dias úteis do ano. 

 

Em razão disso, o Secretário Municipal da Fazenda, João Hartmann, explica o que está ocorrendo: Em 2026 inicia a transição da Reforma Tributária, todo o brasil passa por essa transição já que lá em 2033 não teremos mais ICMS, PIS, COFINS, tudo será transformado em IBS e CBS (IBS -Imposto sobre Bens e Serviços: De competência compartilhada entre Estados, Distrito Federal e Municípios, unificará o ICMS e o ISS), e CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços- De competência federal, unificará o PIS, a Cofins e o IPI).

 

Com essa transição, que envolve prestadores de serviços, empresas, e o ISSQN que ficava dentro do município, desde 01 de janeiro, essas notas fiscais são emitidas pelo Governo Federal, em Brasília. Para contribuintes de Carazinho nada mudou, basta entrar no site normal, ou no seu sistema que conversa com o sistema da prefeitura, vai emitir sua nota fiscal, mas essa nota está sendo transmitida para Brasília, e o Governo Federal vai enviar de volta ao município o ISSQN que é do município".

 

Conforme o secretário, como desde 01 de janeiro todos os municípios e empresas prestadoras de serviço já estão emitindo as notas fiscais para o Governo Federal, causou uma certa lentidão. "A gente informa que todos os prestadores que irão tirar a nota fiscal, se tiverem certa dificuldade, entendam que a prefeitura de Carazinho está totalmente dentro da normalidade, mas o Brasil inteiro migrou, prefeituras menores, que não tem o sistema um pouco mais avançado, ou algumas prefeituras lá no Norte, Nordeste, algumas nem tinham sistema, tiravam nota fiscal manual, o governo ofereceu suporte para tirar diretamente dentro do sistema do Governo Federal. Porém, imaginando que causaria algum congestionamento, a gente (Carazinho) optou em ficar no nosso sistema e o nosso sistema conversa com o governo federal, o que facilita ao nosso contribuinte. Mas, essa lentidão, lá, faz com que para algumas empresas demore um pouco a mais, uma nota fiscal que levaria 15, 20 segundos, demora um minuto, um minuto e meio, em razão do congestionamento que está acontecendo".

 

Para qualquer dúvida ele coloca o balcão de atendimento da Secretaria da Fazenda e Arrecadação na prefeitura à disposição. O horário é das 8h15 às 11h30 e 13h30 às 17h.

Data: 09/01/2026 - 10:29

Fonte: Assessoria de Imprensa

COMPARTILHE