POLÍCIA
Força Tática do 38º BPM divulga relatório de 2025 com 168 prisões e apreensões
Foto Divulgação
A Força Tática do 38º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Carazinho e atuação em 35 municípios da região, divulgou nesta semana o relatório de produtividade referente ao ano de 2025, apresentando números expressivos nas ações de combate à criminalidade, policiamento ostensivo e repressão qualificada.
Ao longo do ano, foram realizadas 11.853 abordagens a pessoas e 4.766 abordagens a veículos, reforçando a presença policial em áreas estratégicas e contribuindo diretamente para a prevenção de delitos e o aumento da sensação de segurança da comunidade.
No enfrentamento à criminalidade armada, a Força Tática apreendeu 34 armas de fogo, além de 951 munições intactas e 91 munições deflagradas, retirando de circulação um volume significativo de material bélico que poderia ser utilizado em ações criminosas.
As ações de repressão ao tráfico de entorpecentes resultaram na apreensão de 13,08 kg de maconha, 1,55 kg de cocaína, 440,7 gramas de crack e 2.028 comprimidos de ecstasy.
Além disso, foram contabilizadas 31 prisões e apreensões por tráfico de drogas, evidenciando a atuação firme contra organizações criminosas envolvidas com o comércio ilegal de entorpecentes.
O trabalho policial também resultou na apreensão de R$ 30.487,00 em dinheiro, valor relacionado a atividades ilícitas. Na área patrimonial, foram recuperados ou apreendidos 6 veículos em situação de furto/roubo e 7 veículos envolvidos em crimes.
Durante as operações, a Força Tática apreendeu ainda 41 telefones celulares, 24 balanças de precisão, 2 câmeras de segurança, 2 rádios comunicadores, 1 colete balístico, 11.488 maços de cigarro de origem irregular, 1 bloqueador de sinal de tornozeleira eletrônica.
Esses materiais reforçam o vínculo entre as ações criminosas e estruturas organizadas voltadas à prática de ilícitos. Com relação à prisões, no total, foram registrados 20 termos circunstanciados, 11 menores apreendidos, 74 prisões em flagrante, 63 prisões por mandado judicial ou recaptura de foragidos.
Somando todas as modalidades, o total foi de 168 prisões e apreensões ao longo do ano. Segundo o Tenente Coronel Moura, comandante do 38º BPM, os números refletem o comprometimento, a disciplina e o profissionalismo dos policiais militares que integram a Força Tática. Segundo ele, o objetivo, é seguir atuando de forma firme e técnica na repressão ao crime e na proteção da sociedade regional.
A Brigada Militar reafirma, por meio deste balanço, seu compromisso permanente com a ordem pública, a legalidade e a segurança da população.
.