ECONOMIA
Contribuintes terão acesso ao IPTU de Carazinho a partir desta quarta (7)
Foto Divulgação
A previsão é secretário municipal da Fazenda e Arrecadação de Carazinho, João Hartmann, é que os contribuintes terão acesso ao Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU de Carazinho a partir desta quarta (7). O primeiro dia útil de 2026, este 5 de janeiro, foi de grande movimentação no setor já que muitas pessoas foram até a prefeitura em razão do tributo.
"Foi bastante procurado o setor de Arrecadação em razão do IPTU, que neste ano tem um desconto maior do que no ano passado, de 12% para 15%, o que fez com que, de imediato, as pessoas viessem procurar informações e buscar o seu carnê, o que não foi possível, neste primeiro e sendo dia útil, pois o pessoal do Orçamento tem a incumbência de criar todos os centros de custos. É onde o orçamento programado para 2026 é disponibilizado em dotações, em numerações, então, ontem e hoje, os contribuintes poderão ter alguma dificuldade em retirar os seus carnês, mas amanhã (quarta-feira) provavelmente tudo estará dentro da normalidade", prevê o secretário.
Vale lembrar que o carnê poderá ser retirado na prefeitura, acessado pelo site da prefeitura, ou, ainda, os contribuintes podem aguardar receber nas suas casas, já que foi emitido para os correios que vão fazer a impressão, tanto para quem for pagar em cota única quanto quem for parcelar, e devem ser entregues até o final de fevereiro. "Ninguém precisa se preocupar em sair de casa, vir na prefeitura, pois, todos receberão em casa. Caso não recebam, podem vir na prefeitura ou retirar no site, a partir de quarta, tudo estará disponível", orienta.
O desconto para quem pagar integralmente até o dia 10 de março será de 15%. A outra possibilidade é pagar integralmente até 10 de abril, com desconto de 7%. Além disso, há o parcelamento de abril a dezembro. Essa alternativa, mensal, segundo o secretário João Hartmann foi prevista para diluir ainda mais a parcela, que no ano passado era paga mês sim, mês não, o que, segundo ele, confundia alguns usuários, que esqueciam uma das parcelas e quando se dirigiam até a prefeitura arcavam com os juros desse atraso.
O reajuste aplicado é de 4,68% e a estimativa de arrecadação é de R$ 18.156 milhões. O secretário ressalta: "Sempre gosto de deixar claro que o IPTU é o recurso do contribuinte, do munícipe que fica no cofre da prefeitura, é diretamente aplicado na comunidade, diferente de outros impostos que vão para o governo federal e retornam em alguma parcela, esse é um recurso que entrará mais rapidamente nos cofres do município, a prefeitura poderá aplicar com mais assertividade e rapidez, podendo fazer obras para a comunidade com mais agilidade".