POLÍCIA
Brigada Militar intensifica a Operação Piracema no Rio Grande do Sul
A Brigada Militar reforçou nesse final de semana a Operação Piracema 2025/2026, com ações de fiscalização e orientação nos municípios do interior do Rio Grande do Sul, com foco no combate à pesca ilegal durante o período da Piracema.
A operação é conduzida pelas equipes do 3º Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb).
Na sexta-feira (02/01), houve patrulhamento aquático na Barragem do Rio Passo Fundo, nos municípios de Ronda Alta e Campinas do Sul. Durante a ação, foram localizados 150 metros de redes de pesca inseridas, ilegalmente, nas águas. Peixes que estavam vivos, presos ao petrecho foram devolvidos ao habitat natural. Ainda, durante a noite, houve operação na Barragem de Ernestina, em Marau, com abordagens a embarcações e fiscalização de pontos utilizados como acampamentos.
Já no sábado (03/01), as equipes do 3º BPAmb atuaram nos municípios de Quinze de Novembro e Nicolau Vergueiro, averiguando denúncias de pesca ilegal. Durante o patrulhamento, a equipe retirou 120 metros de redes de pesca, do tipo “feiticeira” - material extremamente predatório, que estava inserido na Barragem de Ernestina.
No domingo (04/01), a ação se concentrou na Barragem do Rio Passo Fundo, no interior do município de Ronda Alta.
Essas ações reforçam o caráter repressivo da operação, aliado ao trabalho educativo junto às comunidades sobre a importância do cumprimento da legislação ambiental.
O período da piracema segue até 31 de janeiro de 2026 e é fundamental para garantir a reprodução das espécies de peixes.
A Brigada Militar reforça que as ações de fiscalização seguirão de forma contínua ao longo de todo o período da piracema, reforçando o compromisso do Governo do Estado com a proteção dos recursos hídricos e da biodiversidade do Rio Grande do Sul.