CULTURA

Maestro Nicetio Endler: 60 anos de história

Foto Divulgação

 

O convite veio muito gentil:

 

 "Temos o prazer de convidar você para participar da confraternização entre amigos de todas as querências"...

 

E foi assim. No entardecer de 12 de dezembro que passou, dezenas de pessoas de diferentes localidades, se encontraram no Espaço Cultural Maestro Nicetio Endler de nossa cidade, para celebrar o espírito do Natal e nele sublimar a gratidão que cada um tem em seu coração.

 

Iniciando, Nicetio fez uma pequena narrativa para que as pessoas entrassem na sua história:

 

"Hoje tenho o direito de me emocionar, falou com a voz embargada. Porque tenho uma história para contar. Muito jovem passei por vários locais andando, andando, para encontrar o meu destino. Encontrei uma comunidade. Pessoas conversando, cantando. Estas pessoas tem que ser felizes, pensei.

 

-Nós não temos maestro, disseram.

 

-Será que esta é a minha missão? Me questionei.

 

E a vida me confirmou que sim. Minha missão seria reger corais pelos caminhos por onde passasse na vida.

 

Capela São José da Glória – Coral São Luiz. Depois Centro Cultural 25 de Julho, com a missão de organizar um Coral Infanto Juvenil."

 

Saindo de Carazinho, ele chegou na Comunidade de Santo Antônio. Por 12 anos regeu a Sociedade de Cantores Sempre Alegre.

 

Continuando chegou em Coqueiros do Sul. Lá exerceu a regência do Coral masculino: "-Foi o coral mais longo da mInha história, completei 50 anos lá, com o Coral Niegedacht".

 

Prosseguindo a caminhada chegou em Selbach sua terra natal: 18 anos com o Coral Municipal. Seguiram-se Chapada, Colorado e Coqueiros do Sul. À convite do Prefeito Iron formou o Coral Municipal de Carazinho.

 

É preciso lembrar também do Coral Santa Cecília e o De Colores.

 

Até aqui a trajetória- uma missão cultural cheia de dedicação, muito esforço, trabalho persistente.

 

Nicétio fez questão de ressaltar a presença e o apoio constante recebido de sua esposa Verônica, no transcorrer de sua vida. Disse com ênfase: -"Maridos amem suas esposas. Elas são nosso esteio, nossa força".

 

Na sequência Padre Darci De Carli deu sua mensagem:-Este é um tempo de gratidão. A participação de cada um nas atividades é um verdadeiro testemunho de amor cristão.

 

Após a benção, foi montado um Coral com diversos cantores presentes e Maestro Nicétio regeu um belo hino natalino que encantou a todos, encerrando com brilhantismo a tarde de homenagens, seguindo-se um coquetel para os presentes.