ESPORTES
Anseios transformados em expectativa
Foto Divulgação
A HISTÓRICA FRASE "Hoje, porque no futebol amanhã é outro dia", do jornalista Hiltor Mumbach, do centenário jornal Correio do Povo, a cada atitude diretiva ou movimentação de vestiário, se enquadra como uma peça de um quebra-cabeça cujo desiderato não se conhece ou é inalcançável.
LUÍS CASTRO, a aposta desesperada de uma nova Gestão, cuja primeira providência após assumir no dia 08 foi anunciar que não renovaria com o criticado nas derrotas e elogiado nas vitórias, MANO MENEZES. Uma vingança da gestão anterior , que teve como bandeira em 2025 aterrorizar seu combatido mas imortal torcedor?
ALESSANDRO BARCELLOS, desesperado, acuado, incansável mas tido como arrogante, intransigente e tudo o mais de bom e ruim para os meios diretivos futebolísticos, não se passou por do menos do outro lado da cidade e, num passe de mágica, ficou livre de três diretores, sendo dois por entrega dos cargos e um por demissão. E daí? se pergunta mas resposta convincente não se tem.
MAIS JUSTAMENTE NESSES ASPECTOS é que o hoje é agora e o amanhã nem está tão distante assim no futebol gaúcho, que é o motivo da nossa análise com imparcialidade.
A APOSTA do grupo do Presidente ODORICO ROMAN é, ao menos motivacional, alta, de mobilização e despertar de interesses mas com pintadas de dúvidas. Se colocar prós e contras MANO MENEZES e LUÍS CASTRO, a caminhada do gaúcho de Venâncio Aires e que jogou no Guarany que, por sinal, acaba de subir para a Divisão de Acesso do futebol gaucho, é mil vezes mais recatada, inclusive com o título máximo de treinador da Seleção Brasileira, ápice de qualquer Treinador. Mas, Mano "caiu" ( e estava escancarado que queria ficar" e Luís Castro chega nesta semana, cheio de petrodólares mas com um histórico comum, ao menos que ser treinador do compatriota Cristiano Ronaldo seja o diferencial.
O INTERNACIONAL, consciente com certeza, está atirando para tudo que é lado, mas com espingarda de pressão, esperando acertar no hoje descansado TITE, que já tem seu armário numerado nos luxuosos armários do outrora Gigante da Beira-Rio, hoje praticamente um Monumental.
AÍ NOS FLERTAM QUE NÃO TEM DINHEIRO, mas brincam com esses palavras, pois as intenções são justamente aquelas que exigirão cifras milionárias, assustadoras, principalmente para duas equipes cujas dívidas chegam a um bilhão de reais, números sempre negados mas escancarados. E, Brasil afora, com raríssimas exceções, essa é a tônica dos grandes clubes, amparados ou esperançosos dos intermináveis adiantamentos da Rede Globo, criticada mas que, se não fosse ela, nosso luxuoso transatlântico do futebol não teria essas pombas e, com certeza, o naufrágio teria acontecido.
O QUERIDO e SALVADOR DA PÁTRIA ABEL BRAGA, que caiu de paraquedas na derradeira e melancólica campanha do brasileirão que todos querem esquecer mas que eu insisto, "esquecer não, lembrar sempre", concordou em ficar para a temporada que se aproxima, sendo um alento ao desconfiado mas sempre esperançoso torcedor da equipe Saci. ABEL e FELIPÃO são Patrimônios eleitos pelas respectivas torcidas, não gratuitamente mas por seus trabalhos e seus legados incontestáveis e que, com toda certeza, serão motivo de orgulho para ambos os lados.
NÃO PODEMOS, de forma alguma, visualizar somente flores e amores, mas sim muitos altos e baixos que, por sinal, fazem parte do cotidiano de qualquer grande equipe futebolística. ODORICO ROMAN chegou por cima , amparado em diversos segmentos financeiros tranquilizadores para o início da gestão de três anos. Já o presidente ALESSANDRO BARCELOS, por mais que se esforce, não convence e, de presente do avermelhado Papai Noel, está ocupando as manchetes com um torcedor que quer tirá-lo do cargo de qualquer jeito, mobilizando torcedores para um Impeachment que, com certeza, não dará em nada, mas que irrita, desgasta e pode até contribuir para ações vingativas, o que não espero que venha a acontecer. O principal visor da gestão colorada é a questão política, pois que o Presidente é militante ativo e, infelizmente, trouxe para dentro do Clube, de forma escancarada, essa situação.
ANUNCIAR O PEDRO, O PAULO OU O JOÃO, está na mira dos holofotes tanto na Zona Sul quanto no Humaitá da Capital. Mas, a cautela e o caldo de galinha estão a recomendar em primeiro lugar as respectivas chegadas dos timoneiros. LUÍS CASTRO já está fazendo as malas e chega até o final desta semana. TITE ou seja quem for, com certeza não vai esperar o trenó carregado do bom velhinho natalino. Daí sim, o mercado estará escancarado mas, esperamos nós torcedores, que sejam cautelosos e exigentes quanto a parte técnica mas, principalmente, comportamental no quesito entrega, vinculo, comprometimento. É uma incógnita sempre, mas um mínimo de avaliação há que se ter.
SEMANA CHEIA, podem ter certeza. O torcedor cobra, o dirigente quer. As pré-temporadas devem iniciar até o final desta semana, pois o combatido mas sempre desejado Gauchão estão próximo, há menos de 30 dias. O calendário 2026 será diferente, devido a Copa do Mundo. Jogador vem agora, ganha folga para as champanhas do final do ano e, em seguida, se reapresentam. A Dupla já anunciou que inicia o Ruralito com seus grupos do SUB 20, torcendo para não tropeçarem na largada, pois o FANTASMA DO REBAIXAMENTO também sobrevoa o nosso abençoado solo rio-grandense. Abraços a todos.
Data: 16/12/2025 - 08:09
Colunista: Gilberto Augusto KamphorstFonte: Gilberto Augusto Kamphorst