CULTURA

Pegar o bastão e continuar a história

Fotos Divulgação

 

A Academia Carazinhense de Letras realizou em sua reunião mensal deste 10 de dezembro, a posse de sua nova diretoria para o biênio 2026/7.

 

Após a Ordem do Dia, a presidente Ilse Ana Piva Paim fez entrega do cargo, tendo na oportunidade feito uma rápida retrospectiva de sua atuação:

 

"Fazendo uma análise real dos nossos dois anos à frente da Academia Carazinhense de Letras, sinto um profundo orgulho.

 

Orgulho das pessoas que conheci e das conquistas que realizamos. Conseguimos fazer várias visitas às escolas mostrando o trabalho que desenvolvemos. Lançamos duas novas Antologias e, aos poucos, estamos aprimorando o conteúdo de cada uma delas.

 

Estamos transmitindo conhecimento, e esse conhecimento precisa ter boas referências e boas conclusões. Também tenho muito orgulho de termos conquistado a nossa sede e de termos colocado a casa em ordem. Agora sabemos quantos são os sócios efetivos -aqueles que realmente fazem a diferença. Acredito que é compromisso de todos nós fazer a Academia caminhar com as próprias pernas e mostrar o seu valor.

 

Sonho que possamos construir uma nova Antologia que revele nossos talentos , novas histórias, novas almas que têm tanto a ensinar.

 

Que possamos seguir crescendo juntos, aprendendo juntos, e iluminando o caminho uns dos outros. Que a próxima gestão seja ainda mais bonita, mais humana e mais inspiradora."

 

Composição da Nova Diretoria 

Presidente: Ervino Vogelmann

Vice-presidente: Maristela Piva

1ª Secretária : Nelci Ehrhardt

2ª Secretária: Sônia Delavy da Luz

Tesoureira    : Marinilce Schmitz

2ª Tesoureira: Mara Steffens Nogueira

Oradora  : Professora Solange Folchini

Bibliotecária : Clarice Correa

Conselho Fiscal : Arlete Rohde, José Newton Sperry  e Tarcísio Della Senta.

 

O presidente eleito Ervino Vogelmann frizou entre outras palavras:

 

" Que  é preciso pegar o bastão e continuar a história. O ideal seria que o bastão estivesse na mão de outra pessoa", mencionou.

 

"A presidência não é isolada. As decisões são do colegiado. Neste sentido a Ilse Ana fez muito. Vamos privilegiar a Literatura, a nossa Academia depende da nossa posição literária. Vamos colocar Carazinho na História."

 

Ramalhetes de flores foram entregues à presidente anterior, ao novo presidente e à secretária.

 

Após a reunião, foi servido um coquetel aos presentes, seguindo-se momentos de confraternização.

.