ECONOMIA

Projeção de arrecadação com IPTU em Carazinho é de R$ 18 milhões e pagamento poderá ser pelo PIX

Foto Divulgação

 

Há algumas mudanças no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Carazinho previstas para o ano de 2026. Conforme o secretário municipal da Fazenda e Arrecadação, João Hartmann, a primeira delas é que para quem pagar antecipadamente na totalidade, até março, o desconto passa de 12% para 15%.

 

A seguir, quem pagar na totalidade em abril, o desconto será de 7%. Já quanto ao parcelamento, ele passa a ser em 9 parcelas em vez de 5, para "de forma mais diluída, fazer com que o contribuinte consiga manter seu IPTU em dia" diz o secretário.

 

A estimativa é de que o valor a ser arrecadado com o imposto em 2026 seja de R$ 18.156.000,00 e pela primeira vez, além do pagamento na rede bancária, o imposto poderá ser pago através do PIX, alternativa que já está em vigor na gestão pública municipal. O índice para o cálculo é o do reajuste de inflação oficial do período.

 

A partir da primeira quinzena de janeiro todo o contribuinte pode retirar seus carnês, fazer a impressão no site, ou buscar o atendimento o balcão da prefeitura. Em fevereiro, os correios vão fazer a entregar de forma física.

 

Data: 09/12/2025 - 14:40

Fonte: Assessoria de Imprensa

COMPARTILHE