ESPORTES
Ufa, tudo dominado e nada acertado
Foto Divulgação
HÁ ANOS que a Dupla Gre-Nal não proporcionava a seus milhões de torcedores, um final de ano tão melancólico e tão desesperador e sem previsão nenhuma de qualquer Mãe ou Pai de Santo que não seja a MUDANÇA RADICAL de muitas situações internas, cada qual com sua característica e escancaramento, mas um de modo comum: AS PÉSSIMAS GESTÕES FINANCEIRAS, tanto de um quanto de soutro.
O GRÊMIO foi o espelho de seu treinador, uma ACOMODAÇÃO SÓ, sem pretensão, sem sangue, sem ânimo e sem nenhuma objetividade que não a de ficar na série A. Muito pouco, pouco mesmo, para quem tem uma folha mensal com atletas e comissão técnica que superam os 22 milhões de reais. Entretanto, setoristas e especialistas do dia-a-dia do Tricolor já captaram e concluiram: pouca coisa vai mudar, mesmo sob nova e entusiasmada Direção que, por sinal, assume hoje. Pode ser o amigo Pelaipe e outros, mas os milagres não acontecem, contratos tem que ser cumpridos e ninguém será responsabilizado pelas cláusulas absurdas estabelecidas em favor dos atletas e contra os interesses maiores do Clube. Mas, como futebol é e sempre será futebol, algumas situações serão implantadas de forma positiva.
MANO MENEZES fica ou não fica? a incógnita e a opinião pessoal de cada um é bastante alternada. A minha pessoal é que não merece ficar porque é acomodado e transfere ao plantel com muita facilidade a responsabilidade que deveria ser sua. Mas, tem gente lá na Direção que será muito bem pago para analisar e decidir essa questão.
O INTERNACIONAL é, assim como o Grêmio, um POÇO de dívidas por má gestão, mal contraídas e mal administradas ao longo dos últimos anos. Muitas situações merecem ser mudadas para o bem da Instituição, mas, o quadro é tão preocupante que não se pode pensar em nenhum milagre. Contratos altíssimos, longos, com jogadores incompetentes e longe de terem a Alma e o Coração da Nação Vermelha e Branca. Muitas cobranças serão feitas e, com toda certeza, o comandante do vestiário será agora o principal Menu do presidente e seus pares. Aliás, os próprios Pares do Presidente estão na lista negra da torcida, e, não podemos deixar de registrar, o próprio Presidente, que tem mais um ano de mandato, está com a porta de saída escancarada, para o bem do Clube. Mas, com certeza, deve ficar até o final de seu mandado, prometendo e não cumprindo como foi característica de sua atual gestão.
O BRASILEIRÃO em si não apresentou grandes novidades. Quem era para ganhar ganhou, quem era para descer desceu ( o próprio Juventude desde a primeira rodada estava nessa lista negra) e muitas outras acomodações, numa competição milionária e que jorra dinheiro para todos os lados. Aliás, essa fartura financeira escancara, começando pela dupla Gre-Nal a incompetência gestiva. Quanto mais arrecadam mas mal gastam. Infelizmente.
INTERNACIONAL não terá Libertadores e nem Sul Americana. Acho que não fará falta. O GRÊMIO terá a Sul Americana, na qual foi em 2025 uma vergonha e um fiasco só. Talvez o alento de novos dirigentes refaça esse quadro e reintegre a equipe ao patamar sul americano. Lembrando que o campeão dali tem vaga garantida na Libertadores de 2027.
NÓS GAUCHOS, infelizmente, não temos praticamente nada para comemorar neste final de ano. O Internacional parou o Estado na última rodada para não cair na B de 2026, o que não aconteceu com a combinação dos resultados. Por si só, deixou muito a desejar. O Tricolor, como frisei no início, uma equipe acomodada, sem objetividade, típico do berço esplêndido.
GAUCHÃO logo no início de Janeiro, com a tradicional choradeira insuportável, mentirosa e rancorosa. Ainda em Janeiro, mais ao final, o início do Brasileirão, devido a parada na metade do ano por causa da Copa do Mundo. Outra choradeira de cansaços, lesões, viagens e todo combo desse repetitivo cardápio que nos servem anualmente.
NÃO PODEMOS, como torcedores, tapar o sol com a peneira. 2025 foi um ano de resultados baixos, decepcionantes e na maioria das vezes longe do nosso comum entendimento. Mas, como no Futebol tudo é HOJE, porque AMANHÃ é outro dia, continuamos alimentando nossos sonhos, nossas paixões e até mesmo nossas dúvidas e interrogações. Renovação a cada temporada, com esperanças alimentadas pela centenária certeza da beleza de uma partida de futebol, seja com craques seja com cabeças de bagre, desde que vestindo a camisa de nossa preferência. Abraços a todos.
Data: 08/12/2025 - 10:50
Colunista: Gilberto Augusto KamphorstFonte: Gilberto Augusto Kamphorst