CULTURA

A rota das Salamarias

Foto Divulgação

 

Domingo cedo da manhã, os caminhos nos levaram até a sede da Etnia Alemã em nossa cidade. O ônibus da Magnitur já esperava na frente do portão e, as pessoas entravam apressadas.

 

Destino: Marau, RS. Todos à procura da  Rota das Salamarias.

 

Um nome estranho, tipicamente italiano que simboliza : " O Legado que passa de geração em geração e chega até sua família".

 

Estradas novas, asfaltadas nos conduziram até as localidades onde se encontram as diversas propriedades  que abrigam as muitas cantinas na Rota das Salamarias.

 

O guia turístico Ildo nos acolheu com   boas vindas cheio de  simpatia e logo nos encaminhou para a Cachaçaria Pol. Começamos o roteiro nos deliciando com todo tipo de licor, Gin e a gostosa cachaça, claro. Para acompanhar a branquinha, fatias de salame e queijo, muito queijo delicioso. Ali entendemos do processo  de destilaria e fabricação da cachaça e compramos um que outro litro dela.

 

Em meio de uma paisagem repleta de árvores e muito verde, rumamos até a Cantina Maculan onde mais petiscos nos aguardavam, juntamente com um torresmo de dar água na boca. Sempre recebidos com muita cordialidade, visitamos o estabelecimento e  fizemos uma pausa para descanso.

 

Ao meio dia um almoço típicamente italiano aconteceu em outra bela Cantina , onde confraternizamos com turistas que também visitavam o local. Nela havia um museu, no andar superior, com inúmeros objetos do cultivo primitivo da terra.

 

Na parte da tarde mais uma Salamaria, onde nos relataram sobre a preservação das abelhas e o cultivo do Mel das abelhas sem ferrão. Super interessante.

 

Antes de encerrar a rota, visitamos A Erva Mate Pagnusssat , onde tivemos a oportunidade de aprender sobre a produção da erva mate quando tomamos um gostoso chimarrão e oportunidade em  que parte do grupo foi dar uma volta de carroção com o proprietário. Foi dez.

 

O Sol se foi e era hora de regressar depois de um dia fantástico, com grandes conhecimentos sobre a cultura italiana , visitas bem orientadas em Salamarias e outras. Nos despedimos ao som das gaitas do Presidente Jorge e companheiro Raniro, levando  a simpatia da gente de Marau mais um elogio que deixou a todos nós orgulhosos: - Vocês são um grupo muito organizado e divertido!

 

Parabéns casal Darci e Claudete pela organização da excelente excursão às Salamarias!     

 

 

.