GERAL
Patram e Corpo de Bombeiros Militar monitoram área alagada depois que moradores teriam visualizado jacaré em Carazinho
Foto Divulgação/Patram
A suposta aparição de um jacaré próximo a um açude no bairro Planalto em Carazinho tem gerando bastante repercussão nas redes sociais nesta quinta-feira (4). Moradores estão compartilhando vídeos que sugerem a presença do animal nas redondezas porém nada ainda foi constatado.
O policiamento ambiental da Brigada Militar - Patram e o Corpo de Bombeiros Militar - CBM monitoram o local. Até o drone do CBM está sendo utilizado para faciltiar o mapeamento da área e a localização do animal.
De acordo com a Patram, embora a presença desta espécie seja rara na região sul do Brasil, é perfeitamente possível que algum exemplar apareça por aqui. Existem diversas espécies de jacarés, e a que pode ser encontrada no Rio Grande do Sul é a do papo amarelo, que gosta de áreas alagadas, lagoas, rios e açudes.
Durante as enchentes de 2024, a presença deles em bairros como Menino Deus e Getúlio Vargas, em Porto Alegre, foi notificada, pois a água invadiu o habitat natural deles. É importante manter distância, pois, embora não sejam agressivos com humanos, podem atacar se sentirem acuado.