GERAL
Desajustes de Conduta: O Custo para a Comunidade
Foto Divulgação
Em qualquer comunidade, seja ela pequena ou grande, existem comportamentos que podem prejudicar terceiros e atrasar o desenvolvimento coletivo. Os desajustes de conduta, como a falta de respeito, a difamação e a propagação de mentiras, são alguns exemplos de atitudes que podem ter consequências negativas para todos.
Recentemente, tenho observado com preocupação as redes sociais se transformarem em uma arena de discussões intermináveis e incitações à discórdia, desconstrução de personalidades, propagação de discursos de ódio, mentiras e divisões. Será que a internet se tornou a terra sem lei? O que leva as pessoas a produzirem e consumirem esse tipo de conteúdo que adoecem uma comunidade? Essas são perguntas que me faço e que gostaria de compartilhar com vocês.
Nos últimos dias, assistimos a uma guerra entre pessoas da nossa cidade nas redes sociais, algo que acredito não trazer nenhum benefício, seja para a política, os negócios ou o bem-estar da comunidade. Quando as críticas são exageradas ou desrespeitosas, elas podem se transformar em ofensas, ferindo a dignidade e a reputação das pessoas.
A liberdade de expressão não é um passe livre para ofender ou prejudicar os outros. As críticas devem ser construtivas e respeitosas, visando melhorar a situação ou a pessoa, e não destruir sua reputação. A comunidade precisa de pessoas que trabalhem juntas, que respeitem as diferenças e que busquem o bem comum.
A gestão pública, por exemplo, sem a confiança e o apoio da comunidade, não avançará em soluções planejadas, gastará energia em solução de conflitos e busca de aprovação. É fundamental que trabalhemos juntos para criar uma comunidade mais respeitosa, mais justa e mais solidária.
Meu convite é para que reflitamos sobre o custo de atitudes isoladas que podem prejudicar o coletivo. Se unidos construímos mais, desunidos destruiremos. Carazinho é nossa terra, nossa gente e nossa casa. Temos muito a melhorar e isso não tem prazo para acontecer. Cada dia estamos aprendendo e sendo desafiados a evoluirmos como pessoas.
Quanto à política, toda discussão é saudável, a divergência de ideias é normal. Mas a falta de respeito não é comum nem proveitosa para construir. Lembre-se: as palavras têm poder, a própria bíblia diz que na língua que expressa as palavras está o poder da vida e da morte. Vamos usar para construir, não para destruir.
Quais as notícias boas que você propagou nesse mês que está terminando? No que contribuiu? Carazinho merece mais!
Data: 29/11/2025 - 12:41
Colunista: César MachadoFonte: Cesar Machado