ESPORTES

Martírio promissor e sufoco superado

Foto Divulgação

 

INTERNACIONAL X SANTOS foi o tipo do show de mágico dos antigos circos da Bernardo Paz: não saiu o Coelho da Cartola mas, mesmo assim, o público, educadamente, aplaudiu. Claro que esse aplauso não alcançou ou foi direcionado ao atacante Borré, pelo contrário, a ele as vaias soaram como notas musicais. Não foi desta vez que o torcedor colorado saiu aliviado do Beira Rio e com a tranquilidade de deitar e dormir em berço esplêndido com o fantasma do rebaixamento noutros pagos que não os da Avenida Ipiranga.

 

INCONSTÂNCIAS preocupantes e que conduzem a um labirinto recheado de portas fechadas mas transponíveis. O jogo de segunda a noite teria que ter sido em sua integridade do Internacional, sem chances ao visitante que, ainda, estava sem sua maior estrela. Aliás, Neymar está mais para atrapalhar do que ajudar seus pares mas, craque é craque e nunca se sabe o que vem dali. A caminhada não foi encerrada e agora viaja para a cidade maravilhosa na próxima sexta-feira, 19 h 30 min, contra o Vasco da Gama que, por sinal, não vence há cinco jogos. Isso sim é uma preocupação.

 

OS COMANDANTES COLORADOS continuam deixando a desejar e se atrapalham até na coletiva pós jogo com a imprensa. Não convenceram até agora e não vão convencer. O torcedor colorado conhece a individualidade do grupo, o potencial de cada um e a contribuição que resulta no conjunto da Ópera. Então, não se deixa enganar pela direção técnica. Pelo contrário, comparece, apóia, não critica durante o jogo mas, por questões óbvias, espera uma produção convincente, o que não vem acontecendo e, no passo seguinte, se irrita e aos poucos amolece o coração. Mas não desiste, pois que sabe das consequências que advirão se ficar calado. Serão três rodadas nas quais pelo menos três pontos terão que ser alcançados. A primeira oportunidade é justamente contra esse desesperado Vasco da Gama, lá.

 

NO LADO TRICOLOR, a bonanza chegou graças ao desempenho coletivo no segundo tempo do jogo de terça a noite, frente aos reservas do poderoso Palmeiras. Aliás, Palmeiras que se portou como gente grande na primeira etapa mas não converteu em gols essa superioridade, em situação idêntica a etapa inicial de Internacional e Santos um dia antes.

 

A GARANTIA de permanecer na Série A em 2026, foi um alento ou até mesmo um presente de Natal antecipado que o bom velhinho lançou na Arena tricolor. Todo esse conjunto de boas situações se somou a aplicação de superação dos comandados do briguento e teimoso Mano Menezes, com destaques individuais tipo Artur e William, mas que de forma alguma são os únicos, é todo um conjunto de aplicação e busca do resultado positivo.

 

O DIA SEGUINTE se tornou independente para a torcida gremista, pois que, excluída do vexame do rebaixamento, já pode projetar agora uma vaga direta na Libertadores do próximo ano. Isso mesmo. Na rebarba, até se aceita uma Pré-Libertadores. Mas para isso, tem muito chão a ser queimado, embora sejam somente três jogos. O primeiro é na terça-feira da semana que vem, as 21 h 30 min, na Arena novamente, contra o Fluminense. Situações e posições distintas, mas voltadas exclusivamente ao futuro.

 

FUTURO QUE, está escancarado, poderá ser sem o Mano Menezes, embora na nova Gestão, que assume as rédeas do Grêmio a partir de 08 de dezembro, haja alguma queda em favor do treinador que, em suas horas de folga, adora lidar com os Equinos milionários. Muitos a favor, muitos contras. O gesto obsceno lançado contra um grupo de torcedores atrás de seu local de trabalho, acho que ficará num fato isolado e logo arquivado. Uma verdade existe: qualquer outro treinador tem suas idéias mirabolantes e surpreendentes, que nem sempre caem no gosto da imprensa e da torcida. Então, no meu ver, o bom moço de Venâncio Aires e eterno comandante da Batalha dos Aflitos FICA.

 

DIVIDAS SUAS, DÍVIDAS MINHAS - paralelamente ao cai ou não cai para a série B, a Dupla está se vendo com suas dívidas, inexplicáveis, preocupantes e assustadoras. Uns acreditam, outros não. Conselheiros assinam documentos que os proíbe de revelar a público o que lhes é mostrado pelas direções distintas. Então, do lado de fora da sala, somente rumores, presunções mas, muitas vezes, escancaradas razões de cautela. Cobranças públicas dos dois lados, credores insatisfeitos, jogadores se segurando para se manifestarem e tudo o mais que a Contabilidade dos Clubes de Futebol brasileiros apresentam. Mas, sempre é bom estar atento para poder cobrar depois. Um manda e desmanda não pode mais ser aceito, pois os resultados somente virão na seriedade e na competência.