CULTURA

Padre Joule projeta Romaria de Santa Rita ainda mais marcante em 2024

Foto Mara Steffens/O Correspondente

 

O domingo (28) foi de fé em Carazinho. Milhares de pessoas participaram da 29ª Romaria de Santa Rita de Cássia, organizada pela Paróquia São José, do bairro Oriental e que envolveu dezenas de voluntários na organização. Nesta edição, o percurso teve uma pequena mudança, retornando ao trajeto das primeiras procissões, saínda da Igreja, tomando a Rua Matro Grosso, depois a Ceará e acessando a Avenida Flores da Cunha na rótula da antiga San Diego. Depois os fieis caminharam até o Trevo do Baixinho, atravessaram a BR 386, momento em que o trânsito foi interrompido pela PRF, e entraram na estrada para Bela Vista. 

 

Nem a instabilidade do tempo, com ausência do sol e a temperatura de 14 graus, e a ditancia de 7Km da igreja até o santuário, intimidou. Mesmo cadeirante, Luciano Rocha fez o trejeto para agradecer à santa. Ele sofreu um acidente há 5 anos e desde então luta para voltar a andar. Na semana passada, passou por cirurgia no HCC e prometeu a Santa Rita que se tivesse alta a tempo, estaria na procissão. 

 

No trajeto, os romeiros recebiam água, oferecida pelos escoteiros Cônego Sorg, que montaram um ponto de distribuição no meio da caminhada, e de forma volutária. 

 

Já no santuário, mesmo antes da chegada da procissão, muitas pessoas já aproveitavam para rezar. Quando a multidão chegou, a missa festiva começou. João Jorge participa da romaria há 14 anos e foi uma das pessoas que carregou a imagem pelos 7Km do trajeto. "Me sinto muito abençoado e desejo que ela sempre abençõe meus amigos e minha família", declarou. 

 

Ainda de manhã teve missa, segido de almoço e benção da saúde. Padre Joule Cunha afirma que o público foi amior que no ano passado, e que em 2024 a celebração será ainda mais marcante, pois completará 30 anos.

Data: 29/05/2023 - 08:42

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE