AGRO

UCAPI investe na promoção da cadeira produtiva do mel

Foto Mara Steffens/O Correspondente

 

O dia 22 de maio é dedicado ao Apicultor, profissional que atua na produção de mel. Em Carazinho, a União Carazinhense de Apicultores e Meliponicultores congrega atualmente 12 associados, que atuam com abelhas com e sem ferrão. A entidade é presidida pelo Valdir Maurer, que no interior possui as colmeias de abelha com ferrão, e no pátio de casa, as sem ferrão. Ele conta que quatro produtores já alcançaram a certificação do Serviço de Inspeção Municipal - SIM. 

 

Um das mudanças mais recentes na entidade foi o manejo das abelhas sem ferrão. Um dos membros mais novos da entidade é Cesar de Souza, que produz mel a partir deste tipo de abelha. A entrada de produtores como ele na entidade será oficializada através de uma mudança no estatuto. Ele é uma das lideranças do Encontro Abelheiro, que está sendo programado para o mês de novembro. Segundo ele, a invasão da da sede, no bairro Boa Vista, há alguns meses, foi um divisor de águas, pois foi com ele que os produtores despertaram para a necessidade de transformar a situação ruim do arrombamento em algo produtivo. Na semana do fato, eles decidiram fazer uma feira na praça. O evento teve tanta repercussão, que foi um dos melhores dos útimos anos. A partir daí, os membros perceberam o carinho que a comunidade tinha para com a entidade. 

 

Na semana seguinte, Souza apresentou aos colegas um plano estratégico para transformar a associação. Até então, a entidade cumpria apenas em causas restritas. Agora, passará a ser uma promotora da cadeia produtiva. É isso que vai ocorrer no Evento Abelheiro, agendado para 3 e 4 de novembro, na Acapesu. "O evento surgiu ali, juntando nossa nova visão estratégica e o desejo de fazer um evento para a cidade", sintetiza. 

 

Com palestras de renomados profissionais da área, workshops práticos, oficinas de capacitação e um mega feirão de vendas com as principais empresas do setor, o Encontro será uma oportunidade única para quem deseja aprimorar seus conhecimentos e estreitar relacionamentos com outros criadores de abelhas. O objetivo promover o desenvolvimento da apicultura e meliponicultura no país, fomentando o intercâmbio de informações e tecnologias entre os participantes. "O evento tem papel de dar destaque para a cidade, para a instituição, ao mesmo tempo que será uma oportunidade de aprendizado", menciona Souza. 

 

Ainda em seu planejamento de evolução, conforme Cesar de Souza, a UCAPI se unirá a Confederação Nacional de Agricultura - CNA para entender melhor o mercado do mel, preço, formato de exportação. "O Brasil hoje tem três compradores em potencial que são China, Alemanha - que compra para toda a Europa, e EUA. Os americanos pegam o mel do Brasil, antes por Santos, agora sai pelo Uruguai por ser mais rápido e com menos taxação, chegando a Miami. Os alemães compram alguns tipos de mel específicos, como o Mel de Melato da Bragatinga, produzido apenas nos Campos de cima da Serra Gaúcha, com muitas propriedades medicinais. Nada impede da gente exportar também", constanta. 

Data: 22/05/2023 - 17:22

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE