POLÍCIA

Com índices de criminalidade em queda, Carazinho registra menos roubos a pedestres e a estabelecimentos comerciais

Foto Mara Steffens/O Correspondente

 

O Major Juliano Moura, comandante do 38º Batalhão de Polícia Militar sediado em Carazinho, participou do Programa Correspondente Diário de hoje (6) para comentar a atuação da corporação no primeiro semestre de 2025 e revelou que os índices de criminalidade, de modo geral, estão em queda. De acordo com ele, desde que os números estão sendo compilados de forma mais sistemática há pelo menos 10 anos, 2024 foi o ano mais seguro no Rio Grande do Sul, realidade que também se reflete em Carazinho. 

 

"Na região do 38BPM, especialmente Carazinho que é o maior município, seguimos na mesma toada. Também temos, ano após anos, uma redução dos índices criminais. Neste sementre de 2025, por mais que fosse o desafio, de reduzir ainda mais, diante de um ano de 2024 que foi tão satisfatória, nos demanda muito esforço, mas graças a nossa atuação e as demais forças de segurança, dentro de um trabalho integrado, temos conseguido alcançar as metas de redução", comentou ele. 

 

Ainda segundo o comandante, embora os casos de homicídio estão no mesmo número do ano passado, há tendência de queda diante do direcionamento do trabalho policial para a prisão dos envolvidos. Outros delitos já apresentam redução. O roubo a pedestre diminuiu 22% em 2025 comparado ao primeiro sementre do ano passado. No mesmo período, o percentual de roubo a estabelecimento comercial teve queda de 30%. "Da onde vem esta redução? Do trabalho cada vez mais técnico de todos os órgãos de segurança público, desde a integração entre Brigada Militar, Polícia Civil e demais órgãos, direcionando ações cada um na sua missão, mas alimentando de informações para que o trabalho se desenvolva no mesmo caminho. Além disso temos investido na investigação e na inteligência", justificou, acrescentando ainda o trabalho direcionado nos bairros com abordagens e fiscalizações que muitas vezes resultam em apreensões de materiais ilícitos e até mesmo prisões de foragidos. 

 

Major Moura também falou sobre o incremento de viaturas, armamentos e outros equipamentos fruto dos investimentos no PISEG, outro fator que aumenta a qualidade do serviço prestado pelos policiais, refletindo na queda dos números criminais. 

 

Assista a entrevista complenta no nosso youtube, através do link: https://youtube.com/live/9ciwiDdAFWQ?feature=share

Data: 06/08/2025 - 16:30

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE