CULTURA

Escritor de Carazinho contribui para projeto cultural em Barracão

Foto Divulgação

 

O advogado e escritor carazinhense, Adari Francisco Ecker, foi convidado para contribuir com o projeto Passo do Pontão RS/SC. Ontem (15), ele esteve em Barracão proferindo palestra sobre tropeirismo, erva-mate e aproveitamento turístico das águas dos rios Canoas e Pelotas, que dão origem ao Rio Uruguai. Ecker é pesquisador e historiador, com diversos livros publicados, inclusive sobre o povoamento do Rio Grande do Sul. O objetivo da visita de Ecker era dar contribuições históricas, culturais, tradicionalistas e ambientais. 

 

O projeto cultural tem foco justamente nos temas dos quais o membro da Academia Carazinhense de Letras explanou. Ecker sugeriu que os municípios construíssem um barracão semelhante aquele que serviu de quartel de polícia e registro das tropas, consutrído em 1850. O presidente do Conselho de Turismo de Barracão, Elvio Jacobi enalteceu a participação de Ecker. "Gratidão enorme pelo seu presente. Vai ser de muita valia para o nosso município, pois tenha certeza que hoje sua colaboração foi grandiosa e seremos eternamente gratos pelas informações contidas no seu livro que vai nos ajudar a reescrever a história de Barracão", disse ele, referindo-se ao livro "Tributo a Atanagildo Pinto Martins", escrito por Ecker e lançado em 2016, por ocasião do bicentenário da descoberta da Vereda das Missões, por Atanagildo Pinto Martins e sua escolta. A Vereda das Missões passava pelo Passo do Pontão, no início do Rio Uruguai, logo abaixo da  confluência dos rios Canoas e Pelotas, em Barracão-RS e  Campos Novos-SC.

 

A comissão organizadora do projeto envolve lideranças políticas e da iniciativa privada dos municípis do entorno do Passo do Pontão. Entre eles está o ex-senador Dirceu Carneiro. 

 

Tributo a Atanagildo Pinto Martins é de autoria de Adari Francisco Ecker (Foto Divulgação)

Data: 16/05/2023 - 16:18

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE