GERAL

Novo decreto altera regras no estacionamento rotativo em Carazinho

Foto/Mara Steffens/O Correspondente

 

O prefeito de Carazinho, João Pedro Albuquerque de Azevedo, assinou ontem (7), o Decreto Executivo 040/2025, alterando o Decreto 113/2018, estabelecendo novas regras para o estacionamento rotativo em Carazinho, explorado pela Stacione Rotativo, na área central da cidade. 

 

De acordo com o chefe do Executivo, desde que a multa pelo estacionamento irregular (multa) deixou de ser cobrado, muitas pessoas estacionavam os veículos e não os retiravam mais das vagas, descaracterizando a rotatividade que é o grave objetivo do sistema. Por isso, as correções foram necessárias para garantir a rotatividade e ao mesmo tempo combater os abusos, refletindo em um estacionamento mais justo. 

 

Entre as mudanças está a instituição da tolerância de 10min. A partir do momento em que o motorista estacionar na área azul e a contar do início da notificação, ele terá este tempo para deixar a vaga sem a cobrança. Para isso terá de informar no aplicativo, ou o fiscal, de que está saindo.

 

Segue valendo o tempo máximo de 2 horas para estar na vaga, mas agora, o usuário que estacionar e por ventura está sem crédito, terá três dias úteis para providenciar o pagamento. O prefeito salienta que também será possível contratar a cobrança, se o usuário entender que existe irregularidade. "A partir do decreto, vamos formar um comitê com o departamento de trânsito, o jurídico e a Stacione que avaliará cada uma das situações. Se for entendido que a cobrança é irregular, a notificação é derrubada e a pessoa não paga a tarifa", informa. 

 

Outra medida adotada está relacionada com o acúmulo de irregularidades. Azevedo esclarece que o condutor que tiver mais de cinco notificações de não pagamento em 12 meses, o departamento de trânsito será chamado para fazer um autuação, considerando o Código Brasileiro de Trânsito. 

 

Por fim, outra mudança importante que passa a vigorar com o novo decreto e que era reivindicação da comunidade, se relaciona ao estacionamento na área do Hospital de Clínicas de Carazinho - HCC e às funerárias. As áreas naquela região que são azuis serão pintadas de verde e os motoristas poderão ocupar as vagas sem de delimitação de tempo. No entanto, a cobrança será de tarifa regular. 

 

O decreto completo, com todos os detalhes, está disponível no site da prefeitura de Carazinho. 

Data: 08/03/2025 - 08:30

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE