GERAL

Nova sede para a secretaria, implantação do SUSAF e feira do produtor regional: as ideias de Gauchinho para a Agricultura de Carazinho

Foto Arquivo/O Correspondente

 

Deve demorar um pouco, mas uma das metas da secretaria de Agricultura de Carazinho é transferir a sede, que hoje funciona junto à secretaria de Obras, para a Rua Eurico Araújo, ao lado da Cotrijal. no bairro Glória. A informação foi confirmada pelo secretário Anselmo Britzke, o Gauchinho, a frente da pasta municipal atualmente.

 

No local existe um prédio em ruínas, onde já funcionou a Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado, mas o terreno é bastante amplo. Obviamente que uma nova edificação deverá ser realizada, mas a intenção é que outros órgãos também ocupem o local, como por exemplo, a Patrulha Ambiental da Brigada Militar – Patram, que hoje também está alocada na Vila Rica, em frente a Escola Estadual Carlinda de Britto.

 

Enquanto este projeto não sai do papel, Gauchinho citou outras demandas com as quais tem trabalhado e destacou a preocupação com a questão hídrica, tanto para o desenvolvimento agrícola, quanto para o consumo das pessoas do interior. Segundo ele, um poço artesiano foi perfurado em Mata Cobra, mas não foi feita a interligação com os moradores. “Fizemos um levantamento e tem 18 famílias que necessitam. Elas pegam água com vizinhos, em outros poços. Estamos atrás de recurso de cerca de R$ 250 mil para poder fazer estas ligações”, informou.

 

Outra meta do secretário é implementar o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte – SUSAF, que permitirá que agroindústrias e outros estabelecimentos que manipulam alimentos como carnes e embutidos possam comercializar a produção para outras cidades.

 

Gauchinho citou como exemplo, as grandes redes de supermercados de Carazinho que possuem filiais em Passo Fundo. Elas possuem estrutura para processamento dos produtos, mas só podem comercializar em Carazinho pois o selo que o Município disponibiliza é o SIM, para comercialização local. Com o SUSAF, as empresas poderão processar aqui e revender nas filiais. Para que o novo selo comece a ser emitido em Carazinho restam poucos detalhes.

 

Feira do Produtor regional

Gauchinho cita também a necessidade de ampliar a Feira do Produtor, com uma edição regional de tempos em tempos, como por exemplo, a cada três meses. A intenção do secretário é estimular os produtores locais a investir e participar da feira, ampliando a oferta de produtos ao consumidor. O secretário destaca que o incremento na variedade atrairá mais clientes.

Data: 25/02/2025 - 16:35

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE