GERAL

Dados coletados pelo IBGE ainda serão revisados

Foto Divulgação/Ascom Prefeitura

 

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE divulgou ontem (3) que irá anunciar os dados definitivos do Censo Demográfico iniciado em 2022 no dia 28 de junho. Em algumas regiões do país, especialmente em grandes centros, os recenseadores ainda precisam encerrar a coleta e enfrentam dificuldades para encontrar os moradores. 

 

Em Carazinho o trabalho de coleta encerrou em fevereiro e os dados preliminares até foram apresentados em audiência na Câmara de Vereadores. O coordenador da agência local, Daniel dos Santos, destaca que as informações ainda passarão por tratamento estatístico, identificação de invasões ou duplicações, o que pode interferir no número final, tanto para mais quanto para menos. 

 

Depois de visitar os domicílios, os recenseadores realizaram a chamada recoleta, quando dois setores do município foram novamente visitados a fim de realizar o controle de qualidade do trabalho, atividade prevista desde o início do processo. 

 

Conforme estes dados premilinares, Carazinho estaria com 60.925 moradores, número ligeiramente maior que o apurado em 2010, quando era 59.312. O índice, por outro lado, é menor do que a estimativa do próprio IBGE que esperava que Carazinho teria cerca de 62.413 pessoas em 2022. 

 

Ainda conforme as informações do instituto, foram visitiados 24.216 imóveis. A média de moradores por residência caiu em relação ao censo realizado em 2010. Naquela época a média era de 2,92 e agora são 2,54. 

Data: 04/05/2023 - 14:30

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE