AGRO

Números da Cotrijal mostram produtividade variada de soja na região

Foto Alison Xavier/Especial/O Correspondente

 

A colheita na região de atuação da Cotrijal ainda não terminou, mas os números prévios mostram que há diferença na média de produtividade das lavouras. Conforme o coordenador técnica da cooperativa, Alexandre Nowicki, 70% das lavouras foram colhidas e o restante da área ainda está em fase de maturação física, tendo que vista que foram plantadas mais tardiamente. 

 

Em algumas lavouras os produtores alcançaram média muito baixa, com 20 sacas por hectare devido a estiagem. Em outras, onde houve melhor precipitação de chuva e nos períodos essenciais, a média chegou a alcançar 90 sacas por hectare. "Muita diferença, inclusive dentro da mesma região em que choveu bem, mas a poucos quilômetros de distância teve menos chuva", pondera Nowicki, que salienta que as lavouras que conseguiram melhor produtividade foram as que o produtor investe em rotação de cultura com a utilização do milho, além de outras ações como plantas de cobertura na entressafra, utilizando de insumos biológicos, sementes de qualidade e calcário. 

 

No pós colheita, a tarefa do produtor é faz o manejo adequado das plantas daninhas, semeadura das plantas de cobertura para em seguida implantar as culturas de inverno. O trigo, que vem ganhando espaço ano a ano, deve ter novo incremento de área, na visão do coordenador técnico da Cotrijal. Estima-se crescimento de 5% a 6% em relação à área utilizada na safra do ano passado. 

Data: 28/04/2023 - 13:00

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE