CULTURA

Conto de Ilse Ana Piva Paim é premiado em concurso literário na Paraíba

Foto Divulgação

 

Um episódio real, de grande aflição, mas que teve um final feliz virou um conto premiado pela Academia de Letras dos Militares Estaduais da Paraíba. "História para Não Esquecer", da artista plástica Ilse Ana Piva Paim faz referência a atuação de bombeiros que merecem ser enaltecidas, que foi o tema central do concurso. 

 

No texto, a atual presidente da Academia Carazinhense de Letras - ACL conta sobre o acidente de trânsito do filho Roberto, ocorrido em 2013 e que foi cercado de grande apreensão diante das dificuldades enfrentadas pelas equipes de resgate. Embora o SAMU já atendia Roberto, ainda não era possível retirá-lo das ferragens. Assim, a presença do Corpo de Bombeiros Militar se fez necessária, porém a viatura quebrou e eles dependeram de carona para chegar ao local da ocorrência, na BR 386, entre Carazinho e Almirante Tamandaré do Sul. 

 

Os equipamentos da corporação também estavam obsoletos e os militares lutaram muito para desvencilhar as ferragens do veículo. Por fim, o filho da escritora se recuperou e a repercussão do acidente foi tamanha que os Bombeiros receberam a doação de um novo desencarcerador, a fim de permitir que eles pudessem seguir com os resgates sem mais dificuldades. 

 

Abaixo é possível ler a obra na íntegra. 

.

Data: 16/07/2024 - 16:00

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE