GERAL

Decreto reduz valor da multa do estacionamento rotativo pago em Carazinho

Foto Divulgação/Ascom Prefeitura

 

A prefeitura informou há pouco que começa a valer hoje (1º) um novo valor de multa de irregularidade do estacionamento rotativo pago no centro de Carazinho. Até agora, os motoristas que ultrapassavam o período de duas horas ocupando uma vaga na área azul eram notificados para pagamento de R$ 20,50.
 
O Decreto Municipal 086, de 27 de junho de 2024, assinado pelo prefeito Miton Schmitz sinaliza que o valor cai pela metade. Ou seja, os usuários notificados pagam agora R$ 10,50. Na divulgação que fez nas redes sociais, a prefeitura salientou que "o estacionamento rotativo é fundamental para o bom funcionamento do comércio de Carazinho, dando oportunidade para que todos que possuem veículo possam usufruir das vagas ao longo da avenida e das principais ruas que contemplam o comércio. As grandes cidades da região utilizam estacionamento rotativo e certamente a população percebe a diferença ao usar as vagas facilitando a logística do comércio local".
 
O assunto é motivo de debate há muito tempo, inclusive na Câmara de Vereadores. Seguidamente os parlamentares abordam o assunto em seus pronunciamentos, referindo-se ao descontentamento da população quanto aos valores cobrados, entre outras queixas. Houve incluve reunião entre os vereadores e representantes da empresa, mas o assunto não evoluiu. 
 
A revogação do decreto de 2020, reaizada agora, também era uma reivindicação de várias pessoas. Os advogados Juliani Pinzon Pontes e João Pedro Albuquerque Azevedo ajuizaram uma ação popular para anular a cobrança. Eles defendem o retorno dos valores das multas para os usuários, em forma de créditos. Juliani informa que a ação seguirá tramitando, pois o novo documento não prevê o retorno dos valores aos usuários, como previa o projeto origina. No entanto, haverá uma mudança no teor, diante da revogação do decreto anterior. 
 
Encaminhamos à Stacione, empresa responsável por gerir o sistema na cidade, um pedido de posicionamento e estamos aguardando retorno. 
 

Data: 01/07/2024 - 11:15

Fonte: Mara Steffens, com informações Ascom/Prefeitura

COMPARTILHE