POLÍTICA

Vereadores aprovam recursos para o HCC e projeto de ajuda para municípios afetados pela enchente é adiado

Foto Arquivo/O Correspondente

 

O Projeto de Lei PL 43/2024, do Executivo Municipal e que pedia autorização para abertura de crédito adicional suplementar e especial ao orçamento do município para a área da saúde, foi aprovado na sessão ordinária do Legislativo de ontem (13). Assim, a administração incorporará R$ 2.187.907,02. ao orçamento, decorrentes da habilitação do Hospital de Clínicas de Carazinho - HCC como "Unidade de Assistência em Alta Complexidade em Neurologia/Neurocirurgia Adulto e Pediátrico" e para contratação de consultas e exames médicos.

 

Era o único projeto da pauta. No entanto, outra proposição entrou em apreciação foi o PL 25/2024, assinado pelos vereadores da oposição: João Hartmann, Fábio Zanetti, Adriel Machado e Valdoir Lima, todos do PSDB, que institui a "Lei da Solidariedade Intermunicipal". O presidente Vanderlei Lopes avocou o projeto e suspendeu a reunião para que as comissões internas pudessem analisá-lo e emitir os pareceres. 

 

A proposição menciona que a Administração poderá enviar recursos humanos especializados para os municípios atingifos, disponibilização de recursos materiais, suporte técnico para reconstrução da infraestrutura e até empréstimo de equipamentos, veículos e maquinários. Além disso, a colaboração seria formalizada mediante um convênio ou termo de cooperação. Acessando este link você lê o projeto na íntegra. 


Ao retomar a reunião, Lopes anunciou que o vereador Estevão De Loreno pediu vistas. No início da reunião, o parlamentar do PSB havia solicitado inclusão de um requerimento, de teor parecido, sugerindo que o Executivo formasse força tarefa de servidores municipais e a enviasse para cidades atingidas. Citou inclusive alguns municípios da região que já fizeram ação semelhante. Naquele momento, Zanetti sinalizou que a proposição do colega entrava em tramitação depois do horário previsto para o protocolo previsto no regimento interno. O presidente Vanderlei Lopes ponderou que pela relevância da matéria o requerimento poderia ser apreciado e pediu que o plenário decidisse e os vereadores aprovaram a inclução do requerimento na ordem do dia. 

Data: 14/05/2024 - 08:10

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE