ECONOMIA

Sindicar promove palestra sobre a reforma tributária e os impactos para os transportes

Foto Divulgação

 

O Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Carazinho e Região - Sindicar promoveu na noite de terça-feira (26), em parceira com a Biolchi Empresarial, uma palestra para os associados. O evento aconteceu na sede da entidade. O tema "Reforma Tributária da União e suas Consequências para o Transporte de Cargas" foi abordado por Rafael Marin, especialista em Governança Tributária. 

 

O palestrante destacou que apesar de aprovada, várias questões relacionadas à reforma seguem indefinidas e terão de ser regulamentadas por leis complementares no Congresso Nacional. Além disso, devem aumentar impostos principalmente nas operações dos serviços, peças e combustíveis, o que impacta diretamente nos setores de transportes e logística. 

 

"Algumas mudanças devem começar a valer em 2026 e outras em 2027, especialmente relacionados ao fisco. O Imposto Sobre Valor Agregado - IVA, nos ambitos estadual e da união, que agregam cinco tributos, sendo recolhido uma única vez. Por outro lado, outros cinco tributos foram criados. Deste modo, a reforma, não veio para simplificar, mas complicar. Então a partir de 2026 os contadores deverão estar bem atentos", resumiu o presidente do Sindicar, Moisés Santos. 

Data: 27/03/2024 - 15:38

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE