GERAL

Projeto do novo Centro Administrativo de Carazinho é apresentado na ACIC

Foto Divulgação

 

O Ideias na Mesa, tradicional evento da Associação Comercial e Industrial de Carazinho - ACIC, que oorre toda segunda-feira, recebeu hoje (25), o arquiteto Henrique Rocha, da Santini e Rocha Arquitetos, e o prefeito Milton Schmitz. O objetivo foi apresentar aos empresários e entidades, em primeira mão, o projeto do novo Centro Administrativo do Município. 

 

O prédio, que será erguido atrás da atual prefeitura, terá 7.500m² e cinco pavimento, além do subsolo. Schmitz detalhou que a intenção é lançar a pedra fundamental e dar início às obras ainda em 2024. A previsão é que a edificação esteja concluída entre 2 anos e 2 anos e meio. O gestor destacou que é um projeto que vem sendo pensando há muito tempo e que se faz necessário para atender melhor a comunidade e oferecer condições melhores de trabalho aos servidores, visto que muitos deles trabalham em salas sem iluminação natural ou ventilação externa. "Não tenho dúvida que a produtividade vai aumentar muito na medida em que tiver um ambiente de trabalho mais agradável, mais confortável", detalhou. 

 

Realizando uma apresentação com o uso de um telão, Henrique Rocha que representa a empresa vencedora da licitação para a elaboração do projeto, mostrou inicialmente alguns projetos realizados pela Santini e Rocha Arquitetos, inclusive fora do país. Entre os mais conhecidos está o projeto de reforma do Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre. 

 

Conforme detalhado pelo profissional, o projeto foi elaborado a partir de um termo de referência elaborado pelos servidores da Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Obras Públicas, comandada atualmente por Vanderlise Girardello. Durante toda fala Henrique Rocha fez várias menções às profissionais da prefeitura, pois delas partiram orientações importantes para nortear a elaboração e atender as expectativas e as demandas. 

 

O projeto prevê um subsolo onde ficará a garagem, com vagas para 67 veículos. No local também ficarão depósitos e sala dos motoristas. No térreo, onde ficará a entrada, haverá uma espécie de praça. O pé direito de pouco mais de 5m permitirá que no futuro, caso surja necessidade, possa ser feito um mezanino. O primeiro e o sergundo andares abrigarão as secretarias da Fazenda, Desenvolvimento, com os departamentos de Meio Ambiente e Trânsito. No terceiro andar será instalada a secretaria de Planejamento e no quatro, as secretarias Geral de Governo e Desenvolvimento Social. No quinto andar ficará a Administração. 

 

O atual prédio da prefeitura, pela importância histórica, será preservado e receberá a secretaria da Educação, prevendo espaço também para uma Casa de Cultura. 

Data: 25/03/2024 - 14:00

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE