EDUCAÇÃO
Experiências do curso normal do IEE Cruzeiro podem ser visitadas na Ulbra
Fotos Mara Steffens/O Correspondente
Foi aberta no fim da tarde desta terça-feira (12) a 2ª Mostra de Experiências Pedagógicas do Curso Normal do Instituto Estadual de Educação Cruzeiro do Sul Oniva de Moura Brizola, no Espaço Cultural Maria Eleni Lopes, na Ulbra Carazinho. A exposição contempla trabalhos dos estudantes que estão se preparando para tornarem-se professor. O curso normal, além de oferecer a formação de ensino médio, dá habilitação básica para o desempenho do magistério e IEE Cruzeiro é a única instituição em Carazinho que mantém esta oferta. Atualmente conta com 30 alunos.
A diretora do instituto, Eunice Rodrigues, agradeceu a disponibilidade da Ulbra em abrir o espaço para que a comunidade contemple os trabalhos dos alunos. Destaca-se na mostra equipamentos que já foram inovação um dia, como o mimiógrafo, usado para replicar folhas fazendo anos atrás o que as copiadoras fazem atualmente. Também está presente uma máquina de escrever convencionar e uma que escreve em braile, além de um retroprojetor.
"Esta oportunidade que temos hoje, de mostrar um trabalho de uma escola pública em um espaço universitário reflete o carinho de uma instituição para com a outra. A gente está mostrando um pouco da nossa história e dos dons dos nossos alunos", salientou Eunice. "A gente vem na nossa vida para por um significado. O significado de ser professor é muito importante. É uma responsabilidade que temos todos os dias, desde que acorda", completou.
A diretora da Ulbra, Frankiele Oesterreich, mencionou que o professor é o profissional que forma todos os demais e enquanto instituição, Ulbra e IEE tem papel importante neste contexto. "Estamos formando pessoas e os formadores passaram por professores também. Então não devem ser valorizados apenas no dia do professor, mas todos os dias. Então iniciar o ano tendo um momento como este é fundamental", comentou ela, revelando que o curso de pedagogia está entre os cinco mais procurados.
A mostra fica aberta para a visitação durante todo o mês de março, entre 13h e 22h, no campus da Ulbra Carazinho. Marcaram presença na abertura os vereadores Janete Ross de Oliveira (que é professora do instituto), Valdoir Lima e Bruno Berté, o coordenador adjunto da 39ª CRE, Lucas Gabriel Lopes.