GERAL

Eduardo Leite destaca na ACIC ações do Governo e promete reavaliar construção de presídio na divisa com Carazinho

Fotos Mara Steffens/O Correspondente

 

Sempre que um representante do Governo do Estado vem a Carazinho é cobrado pelas lideranças locais sobre o projeto de construção do Presídio Regional de Passo Fundo em terreno que fica às margens da BR 285, perto do limite com Carazinho. Foi assim com o vice-governador, no ano passado, e foi com o próprio Governador, quando da visita dele a Carazinho neste domingo (3), quando cumpriu vários compromissos.

 

O questionamento foi feito pelo presidente da Associação Comercial e Industrial - ACIC, Júlio Eduardo Piva, na abertura do Ideias na Mesa, na sede da entidade, ao meio dia de ontem. "Representando a comunidade de Carazinho quero reiterar o pedido para que o Governo Estadual reveja a ideia de estabelecer no local onde está sendo imaginado o novo presídio de Passo Fundo. Temos várias motivos que já lhe externamos. Em épocas de receitas escassas os passos públicos precisam ser bem pensados. E se pensarmos adequadamente esta obra, pesar prós e contras com certeza veremos que ela é inadequada onde está proposta", frisou. 

 

O presidente da ACIC ainda externou preocupação com projetos lançados pelo Estado que versam sobre retirada de incentivos fiscais e o aumento da carga tributária. "Sabemos da dificuldade do Estado, mas em nome das competitividade das empresas, do Estado, das necessidades da população temos que lhe pedir que seja repensada e talvez revista esta medida. Não temos mais espaços para aumentos. O cenário já é difícil. O índice de inadimplência das empresas, de falências e recuperações judiciais estão extremamente elevados. Por isso precisamos que o Governo busque alternativas diferentes", pontuou. 

 

Em sua fala, Eduardo Leite falou sobre as principais ações que o Governo do Estado está realizando nos últimos meses, abrodou a questão da dívida com a União e outros assuntos pertinentes a administração estadual. No final atendeu os veículos de imprensa que faziam a cobertura do evento. Questionado sobre a construção do Presídio Regional de Passo Fundo perto da divisa com Carazinho, na BR 285, o mandatário ressaltou que está com a documentação relacionada a demanda. "Vou reabrir essa discussão, para ver se há alguma outra alternativa e se não há, o porque que não há. Agora não tenho todos os detalhes, mas se é um apelo da comunidade, até que haja um início efetivo de obra, vamos dialogar para tentar encontrar a alternativa que melhor atenda os interesses não apenas de Carazinho, mas de todo o Estado", colocou. 

 

Outro questionamento direcionado a Leite foi a respeito da redução do efetivo do Corpo de Bombeiros Militar de Carazinho. "O efeito aumentou ao longo do nosso governo. Foram feitas redistribuições e isso pode ter gerado alguma redução. Não tenho conhecimento se foi o caso de Carazinho, mas nossos compromisso é poder garantir  reposição do efetivo, para manuter as atividades e até o incremento delas. Temos feito isso de forma responsável. Na medida em que temos um cenário de incertezas sobre as nossas receitas, e pernamecem sobre a mesa as discussões sobre as alternativas que sugerimos para o Estado; enquanto isso não tiver consolidado, não posso fazer investimentos mais arrojados", sintetizou.  

 

Além das lidernaças locais estavam presentes o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos, o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costela, ea deputada estadual Nadine Anflor. 

Data: 04/03/2024 - 09:53

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE