GERAL

Sindicar registra alta demanda para revalidação do RNTRC

Foto Arquivo/O Correspondente

 

Os empresários do setor de transporte e logística de cargas estão tendo que fazer a revalidação do Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas - RNTRC sob pena de não conseguir realizar carregamentos e fazer o transporte pelas estradas brasileiras. O documento é uma exigência da Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT que estipulou prazo até 26 de fevereiro para a regularização. No entanto, a entidade estima que em todo o país 30% de toda frota ainda está pendente. 

 

O Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Carazinho e Região - Sindicar ampliou a equipe para dar conta da demanda de solicitações das empresas que necessitam regularizar o cadastro. A entidade é ponto credenciado da ANTT e apta para fazer a revalidação do RNTRC. Mesmo com mais colaboradores a disposição, atuando em horários estendidos, inclusive de madrugada, existe dificuldade de atender a todos os pedidos. Um dos motivos é que o sistema da ANTT, por conta da demanda de todo o país e o aumento expressivo de acessos, acaba fora do ar e inoperante em alguns momentos do dia. 

 

O presidente, Moisés Santos, destaca que o Sindicar está fazendo todo o possível para regularizar a situação cadastral de todos que estão buscando auxílio, mas infelizmnente, o sistema não colabora para que o trabalho seja concluído com rapidez. "A renovação é imprescindível porque a fiscalização está sendo feita nas estradas e sem o RNTRC a empresa fica praticamente parada, porque não pode operar sem. No entanto, não estamos conseguindo trabalhar com agilidade por causa das falhas no sistema da ANTT. Pedimos a compreensão, pois todos serão atendidos", reitera Santos. 

 

O Sindicar, que possui sede própria na Avenida Flores da Cunha 71, próximo da Estação Rodoviária, é o único ponto na região apto a realizar credenciamento de empresas junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT. Toda empresa do ramo precisa estar cadastrada no órgão e pode procurar o Sindicar para isso, tanto presencialmente, ou fazendo a solicitação pelo e-mail sindicar@gmail.com. A falta de credenciamento causa transtornos para o andamento da empresa como o impedimento de fazer carregamentos, por exemplo, entre outras situações. A frota também precisa estar atualizada junto à agência, com o registro da aquisição e venda dos veículos. 

.

Data: 29/02/2024 - 14:37

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE