ESPORTES

Acadev faz história na Copa do Brasil de Futebol B2/B3

Foto Divulgação

 

A delegação da Associação Carazinhense de Deficientes Visuais - Acadev está retornado a Carazinho - e deve chegar ainda hoje (2) - depois da participação inédita e histórica na Copa do Brasil de Futebol B2/B3. A modalidade é disputada por atletas de baixa visão. O time treinado por Eduardo Gomes conquistou a terceira colocação do torneio.

O fato é considerado uma enorme conquista para a ACADEV, o Estado e Carazinho. Para estar na competição, a equipe passou por uma seletiva, no ano passado, em Curitiba, quando precisou se superar para conquistar uma das vagas.

Os jogos ocorreram na sede do Comitê Paraolímpico Brasileiro, em São Paulo, uma estrutura fantástica, segundo Eduardo Gomes. Os atletas e as comissões técnica usufruíram de toda infraestrutura com alojamento e alimentação. "Perdemos a semifinal e não pudemos disputar da final, mas pela nossa pontuação ficamos em terceiro. É algo muito importante. Inclusive a ACADEV foi muito elogiada pelo presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro por ter conquistado a colocação em sua primeira participação", enaltece o treinador, que conta que a próxima competição é o sulamericano da modalidade. "Estamos ranqueados para isso, mas não sabemos se teremos condições de participar porque o apoio financeiro é pouco. Precisamos tentar verbas públicas, realizar promoções entre outras atividades que angariem fundos", comenta.

Gomes também elogia o grupo. "Alguns atletas já são mais experientes, já participaram de competições como o Ricardo, o Dudu, o Marcelo. São guris humildes que estavam orgulhosos com o terceiro lugar, mesmo já tendo tido oportunidade de serem campeões em outros elencos. Eles sabem o valor de participar. Só o fato de estar lá jogando é algo muito importante. Estamos orgulhosos, com medalha no peito", salientou.

Além disso, o treinador ressalta o empenho da direção da ACADEV para viabilizar a participação da entidade no torneio. O presidente Tiago Ferreira, além de Alesandro de Moraes, que já presidiu a ACADEV e o vereador Fábio Zanetti, que joga no time, não mediram esforços na busca de patrocínios. A ideia inicial era viajar de avião, para facilitar o deslocamento, o que não foi possível em função de horário de voos. A delegação teve que encarar 18h de viagem de ônibus, o que influenciou no desempenho dos atletas nos jogos.

O campeão da Copa do Brasil de Futebol B2/B3 foi o CFA, do Paraná. Em segundo lugar terminou a URECE, do Rio de Janeiro.

Data: 02/12/2022 - 12:14

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE