GERAL

Corsan diz que utilizar esgotamento sanitário custa menos que pagar pela disponibilidade do serviço

 

Moradores das ruas que já possuem a canalização de esgotamento sanitário em Carazinho e que foram notificados pela Corsan podem fazer a interligação das residências à rede coletora. Pessoas beneficiadas pela tarifa social podem solicitar que a conexão seja feita pela Corsan, sem custos. Já os moradores que não possuem o benefício devem providenciar a ligação e depois comunicar a Corsan, para que seja feita a vistoria.

 

Quanto mais cedo o morador faz isso, maior é a economia, porque a tarifa pelo uso do sistema de esgoto interligado é menor que a taxa a ser paga pela disponibilidade do serviço sem que ele seja utilizado. Esta é uma determinação da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs). Quem se interliga à rede e pede vistoria até 30 dias após a notificação da Corsan, tem 180 dias para começar a pagar a tarifa de esgoto e 75% de desconto na taxa referente ao acionamento do serviço. Os descontos vão ficando menores até o prazo final de 120 dias após a notificação.

 

Depois desses 120 dias, quem não faz a ligação da moradia à rede de esgoto é então enquadrado na cobrança da taxa pela disponibilidade do serviço – que equivale ao dobro da tarifa paga por quem opta por utilizá-lo. Porém, o valor dobrado só é cobrado efetivamente depois de 450 dias a partir daí. Até lá, ainda são concedidos descontos de 50% (durante 90 dias), 25% (de 91 até 270 dias) e 12,5% (de 271 até 450 dias). Daí em diante, se o usuário não interliga a residência à rede, passa a valer a tarifa integral de disponibilidade. Neste caso, o valor não fica com a Corsan e é destinado para um fundo da Agergs.

 

“Investir no saneamento básico resulta em benefícios para a sociedade, desde a promoção de saúde e qualidade de vida até a proteção do meio ambiente. Com este serviço tão importante, proporcionamos mais dignidade às pessoas e também a valorização dos imóveis”, afirma o superintendente da Regional Planalto da Corsan, Aldomir Santi.

 

A Corsan está disponível na unidade da Rua Polidoro de Albuquerque, 220, Centro de Carazinho, ou pelos canais de relacionamento com o cliente: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), ligações gratuitas pelo 0800.646.6444 e WhatsApp (51) 99704-6644.

Data: 09/02/2024 - 09:06

Fonte: Assessoria de Imprensa/Corsan

COMPARTILHE