POLÍCIA

DPPA de Carazinho tem novo delegado titular

Foto Mara Steffens/O Correspondente

 

Há cerca de uma semana, a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento - DPPA de Carazinho conta com novo delegado titular. José Bastos assumiu a função e também é o responsável pela Delegacia de Polícia de Constantina. Anteriormente em São Gabriel e presidiu a investigação da morte de Gabriel Marques Cavalheiro (18), caso de grande repercussão no Rio Grande do Sul e que são apontados como autores policiais militares daquela região.

Na Polícia Civil são 12 anos de atuação, sempre como delegado de polícia. Antes, por 10 anos, foi sargento do Exército, servindo em Santo Ângelo e na Amazônia (mais precisamente na cidade de Itaituba-PA). "É um aprendizado. Você conhece outra cultura. Aquela região é muito exuberante. Servir lá é desafiador e você se depara com inúmeras situações. É um aprendizado muito grande, agrega muito para o conhecimento", sintetiza ele, sobre trabalhar no norte do Brasil.

Natural de São Francisco de Assis, começou na Polícia Civil trabalhando na DPPA de Santa Rosa, depois passou pela DEFREC de Uruguaiana e por fim, São Gabriel. "Desde pequeno a área da segurança sempre me chamou atenção, tanto que quando jovem escolhi as Forças Armadas. Sempre estive imbuído do espírito de servir a comunidade. A carreira no Exército, embora mais restrita, e agora a atividade de delegado de polícia, me caiu bem, dentro da perspectiva profissional que eu tinha. É motivador trabalhar na investigação. É desafiador e gratificante", aponta.

A lotação em Carazinho foi a convite do Delegado Regional Jader Ribeiro Duarte, diante da necessidade de ter de contar com mais um delegado. A oportunidade também foi conveniente para Bastos, uma vez que atuando em Carazinho, fica mais próximos de familiares que residem na região.

A Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento - DPPA é a primeira a receber as ocorrências. Faz, portanto, o primeiro atendimento, como o nome sugere. Quatro equipes se revezam para servir a comunidade em regime de plantão. Tudo que chega em horário de expediente (durante o dia) recebe a orientação do Delegado Bastos. Situações a noite, madrugada ou fins de semana, a responsabilidade recai sobre o delegado de plantão, escala cumprida pelos demais delegados locais. A partir de então, dependendo da natureza do caso, a ocorrência é distribuída para as demais delegacias para que as investigações possam seguir: DP, DPCA, DRACO, a exceção dos termos circunstanciados que são crimes de menor potencial ofensivo e a própria DPPA dá o encaminhamento necessário. "Possuímos uma boa estrutura em termos de órgãos policiais. O que seria interessante é o reforço com mais policiais", destaca.

José Bastos se disse impressionado do apoio da comunidade para com o trabalho da polícia, a exemplo da ampliação do prédio da Polícia Civil, com recursos doados por carazinhenses e que permitiu a implementação da DRACO na cidade, entre outras melhorias na infraestrutura. "Isso é fantástico. Os policiais tem mais condições de prestar o trabalho, resultando em melhoria na qualidade do serviço prestado para o cidadão", constata. 

Data: 15/12/2022 - 15:15

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE