AGRO

Feira do Produtor de Carazinho terá duas edições semanais a partir de fevereiro

Foto Mara Steffens/O Correspondente

 

Os carazinhenses que já conhecem e aqueles que ainda pretendem conhecer terão mais uma oportunidade de visitar a Feira do Produtor de Carazinho a partir do dia 7 de de fevereiro. Além de adquirir os produtos ofertados pelos feirantes aos sábado, na Praça Albino Hillebrand, a comunidade poderá comparecer às quartas-feiras, na Praça Santo Munerolli, na Avenida São Bento, no bairro Glória. 

 

Elaine Pereira, extensionista da Emater e que tem acompanhado os feirantes explica que na primeira edição o horário de visitação será das 10h às 15h, mas uma avaliação será feita para verificar se este é o horário mais adequado. De acordo com ela, a ideia é que mais pessoas possam conhecer e Feira. "Aqui teremos outro público de visitação", comenta ela, revelando que além dos produtores que já estão na feira, a Cáritas da Paróquia Nossa Senhora da Glória estará expondo junto, com panificação e artesanato. É através desta venda que as voluntárias da igreja adquirem os itens para as cestas básicas que são distribuídas paras as famílias em vulnerabilidade social assistidas. 

 

É por isso que ela e alguns voluntários estiveram na Praça Santo Munerolli na tarde de quarta-feira (31) fazendo embelezamento, a fim de tornar o local mais agradável e atrativo para o público. Flores, grama foram revitalizadas e o lixo foi recolhido. "Uma manutenção já é realizada aqui pelas voluntárias das Cáritas, mas a ideia é que possamos passar a cuidar ainda mais", salienta a extensionista. 

 

Cristina Mockfa é a coordenadora da Cáritas. Ela e as colegas compareciam à praça duas vezes na semana para realizar manutenção, mas a comunidade não ajuda a cuidar, então elas desanimaram. "Nao há recolhimento do lixo (no interior da praça). Vinhamos às terças e quintas. Somos todas veteranos e acabamos cansando. Tem apenas duas lixeiras, estão sempre transbordando. A iluminação não funciona", enumera ela. Agora, com a expectativa da feira, o ânimo de renova. "Acho que precisamos plantar uma semente do bem, do embelezamento, do bem-estar, de você passar em uma rua e poder admirar como ela está bonita. Recebemos muitas mudas de flores e vamos distribuir. Queremos contagiar as pessoas", completa Elaine. 

 

 

A Feira do Produtor

Elaine conta que atualmente são 12 produtores participantes, que oferecem produtos diversos como panificados, hortaliças, artesanatos, flores, enre outros. A extensionista declara que a feira está aberta para novos integrantes. O único requisito exigido é que o produto ofertado ao consumidor seja produzido pelo participante. A extensionista revela que tem incentivado pessoas que vivem na área urbana a investir na produção de algo, como flores e horatliças, por exemplo. 

Data: 01/02/2024 - 11:58

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE