POLÍTICA

Fundescar é extinta e Carazinho deve ganhar secretaria de Esportes

Fotos Mara Steffens/O Correspondente

 

A útlima sessão de 2023 no Legislativo ocorreu no fim da manhã de hoje (27). A reunião extraordinária foi convocada pela presidente Janete Ross de Oliveira (PSB) para tratar do projeto do Executivo que extingue a Fundação Cultural e Desportiva de Carazinho - Fundescar. No entanto, mais outra proposição entrou na pauta. 

 

A extinção da Fundescar foi aprovada com 10 votos favoráveis. Adriel Machado (PSDB) e Adriano Strack (Podemos) não estavam presentes. Mesmo os vereadores sendo favoráveis, houve manifestações sobre o tema. Fábio Zanetti  (PSDB) usou a tribuna para lamentar o desfecho da entidade, alegando que o assunto deveria ser melhor debatido e talvez uma alternativa poderia ser encontrada. Márcio Guarapa (MDB) defendeu a extinção, assim como Daniel Weber (Progressistas), que sustentaram que a manutenção da Fundescar já não é mais possível.

 

A ata da reunião em que os conselheiros aprovaram a extinção, por 5 votos a 2, foi lida na sessão, bem como um documento recebido por lguns vereadores -embora não tenha sido encaminhado oficialmente ao Legislativo - que tratava de um pedido de liminar que tentava impedir a extinção da Fundescar e por consequência a votação. A autoria é de um dos conselheiros e foi indeferido pela Justiça. 

 

Com a extinção, o patrimônio da Fundescar passa a ser do Município e nos primeiros dias de janeiro, de acordo com o diretor de Esportes, Gilson Haubert, iniciam as tratativas para a formatação da secretaria de Esportes. 

 

A sessão foi acompanhada por desportivas como Jari da Rocha (Jarico), Alexandre Vargas, Darci Guimarães, Tiago Ferreira e Eduardo Barichello. 

 

Também foi apreciado, depois de passar pela comissões internas, o PL 128/2023, de autoria do Executivo, que autoriza concessão de área de usos de uma área do Município ao Grupo de Trilheiros Pró-Lama. A área é urbana, com 770,4m², na Rua Siqueira Campos, nas proximidades da Praça do Quatro. A entidade irá construir sua sede no terreno, para realizar encontros e reuniões. O projeto tinha parecer inviável das comissões, mas este foi derrubado pelos vereadores e o projeto foi aprovado, com 9 votos favoráveis. 

Data: 27/12/2023 - 14:02

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE