GERAL

Prefeito projeta início do novo centro administrativo e conclusão do complexo esportivo

Foto Divulgação/Ascom Prefeitura

 

O prefeito Milton Schmitz recebeu O Correspondente para fazer um balanço do ano que está encerrando. Falou sobre projetos e ações que foram realizadas ao longo de 2023 e projetou 2024. "São muitas obras, muitos feitos construídos, seja na saúde, na educação, na assistência social, no emprego e renda...Estamos focado para que a população perceba o tamanho dos benefícios que chegam", começou o chefe do Executivo. 

 

Sobre o novo Centro Administrativo, cujo projeto arquitetônico está sendo elaborado por empresa contratada para este fim, Schmitz mencionou que uma apresentação já foi realizada. "Será um projeto que ficará para a história de Carazinho. Será licitada até fevereiro (2024), e iniciará ainda no nosso governo. Claro que uma obra desta envergadura, em torno de 5 mil metros de área construída não se faz do dia para a noite, mas a torre iremos levantar", salientou. 

 

O atual prédio, quase centenário, será preservado e o chefe do Executivo mencionou que ele não deve ser abandonado. Deixará sugestões do que poderá ser feito com ele, mas a decisão caberá ao próximo governo municipal. "Vamos recuperá-lo para que seja dado uma finalidade que agregue para o cidadão, seja na cultura ou no turismo, algo neste sentimo, mas tem tempo para isso. Está mais na mão do futuro governante do que na minha", disse. 

 

O Complexo Esportivo Municipal, que está sendo edificado e que é uma obra aguardada pelas entidades desportivas de diversas modalidades, tem planejamento para estar concluído até o final de 2024. "Claro que tivemos quatro meses de bastante chuva, o que atrapalhou bastante, mas este é um pré-compromisso da empresa. É um sonho não só da comunidade esportiva, mas de outras também porque várias atividades poderão ser realizadas lá", frisou. 

 

Na área da saúde, Schmitz disse que está para ser concluído a ESF do bairro Sassi, além da nova unidade do bairro Floresta, que segundo ele está em fase adiantada do projeto. A antiga secretaria da Saúde pode ser inaugurada ainda no mês de janeiro, voltando a abrigar alguns departamentos como o laboratório e as vigilâncias sanitária e ambiental. 

 

Por fim, Schmitz salientou que em torno de 200Km de pavimentação asfatica nos últimos anos. Também citou avanços na educação, como reformas de escolas - especialmente de educação infantil - e a edificação de uma nova unidade, na Rua Marechal Floriano, no centro, obra que está na fase de terraplanagem. Segundo ele, a Promotoria Regional de Educação (sediada em Passo Fundo e com 147 municípios atendidos) tem destacado que Carazinho é o que mais vem investindo no segmentos da educação infantil. 

 

Lembrou ainda que Carazinho não registrou grandes problemas em virtude das chuvas, pois o sistema de condução pluvial recebeu melhorias capazes de absorver a demanda, como cascalhamento das estradas do interior e a instalação de galerias no perímetro urbano. 

 

Visto que 2024 é ano eleitoral, o prefeito foi questionado sobre as tratativas políticas em torno de pré-candidaturas. "Fica um pouco mais a cargo dos partidos. Claro que como eu estou prefeito sempre tem um apelo através da minha pessoa, respeito a decisão partidária e me reservo o direito de apoiar o candidato que nossa base irá colocar - e nós vamos ter um candidato em que acredito.Vamos terminar a nossa missão e deixar este marco para Carazinho, de entregar muito para nossa população. Tenho convicção que teremos pré-candidatos com condições de seguir este modelo", finalizou. 

Data: 26/12/2023 - 11:35

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE