SAÚDE

Familiares de bebê falecido pedem apoio do Legislativo para melhoria da estrutura de saúde

Fotos Mara Steffens/O Correspondente

 

Familiares de Oliver Pinheiro dos Santos estiveram na Câmara na noite desta segunda-feira (4), para se manifestar. A criança, de apenas 5 meses, faleceu no dia 26 de novembro, em Passo Fundo, e os familiares alegam que a demora na transferência do menino para o Hospital São Vicente de Paulo foi preponderante para o desfecho trágico. 

 

Eles seguravam cartazes com pedidos de providências para que Carazinho tenha uma melhor estrutura, com UTI móvel, a fim de evitar que outras famílias passem pela dor de perder um filho. As avós, Ecleia Ross e Fabiana Ribeiro, conversaram com o Correspondente. Contaram que garoto foi levado ao Hospital de Caridade de Carazinho - HCC na quinta-feira (23), passando mal, com vômito. 

 

No dia seguinte, conforme relato das avós, a família foi avisada de que Oliver precisava ser removido à Passo Fundo. Ecleia Ross inclusive teria presenciado o contato com a central de leitos, informando da necessidade. Em seguida teria chegado a informação de que havia leito disponível e era preciso aguardar uma ambulância adequada para a remoção. O veículo seria disponibilizada pela própria central de leitos. Por fim, a remoção da criança ocorreu já na madrugada do sábado, por uma ambulância de uma cooperativa de saúde de Carazinho. 

 

A causa da morte não foi confirmada, segundo as avós. "Carazinho já deveria ter uma estrutura assim. Não precisaria acotecer algo assim para que alguma providência seja tomada", clama Fabiana. 

 

A presença dos familiares e da comunidade do bairro Oriental, onde mora a família da criança, fez com que os vereadores se manifestassem. Inicialmente, estava prevista uma reunião entre representantes do grupo e os vereadores, no intervalo regimental da sessão ordinária, mas diante da impossiibilidade de todo o grupo participar, optou-se por liberar a tribuna para que Ecleia Ross Pinheiro se manifestasse aos parlamentares. "Estamos aqui tendo forças para lutar. Vocês (referindo-se aos vereadores) estão aqui para nos representar tem que lutar por isso para que não se repita. Não é para amanhã. É para ontem. AS pessoas estão falando que conseguiram verba para o restaurante do hospital, que bom, mas agora queremos outra coisa: uma UTI móvel que nos precisamos urgente. Não vamos deixar isso morrer. Estamos certos de que seremos ouvidos. Não vamos nos calar. Vamos fazer carreta, passeata, vamos para os bairros para conseguir assinaturas. Queremos esta ambulância. Vocês não têm noção do que estou sentindo agora", declarou. 

 

Depois vários vereadores usaram a tribuna para se manifestar em apoio da família de Oliver. Aprovaram um requerimento solicitando providências ao Governo do Estado e a intervenção de deputados para que verbas sejam encaminhadas para buscar a ambulância. 

 

Procurando ainda nesta segunda-feira (4), a secretária de Saúde Ana Elisa Pádua e ela falará sobre o assunto nesta terça-feira (5).Também contatamos a assessoria de imprensa do Hospital de Caridade de Carazinho e aguardamos retorno. 

Data: 04/12/2023 - 21:30

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE