CULTURA

Osinca homenageia Padre Gheno com o concerto Magnificat na Matriz Bom Jesus

Fotos Mara Steffens/O Correspondente

 

A Igreja Matriz Bom Jesus esteve lotada na noite desta segunda-feira (27) para o Concerto Magnificat, da Orquestra Sinfônica de Carazinho - Osinca. O espetáculo, o penúltimo na cidade em 2023, foi uma homenagem ao Padre João Gheno Netto, falecido há um mês e que era um grande apoiador da cultura e da própria Osinca. "O Padre Gheno é o padrinho da Osinca, pois sempre deu um grande apoio. Ele até dizia que queria que usássemos o centro catequético para concertos, ensaios, aulas, infelizmente não conseguimos fazer isto, de revitalizar este espaço e voltar a fazer ali concertos. Para quem não sabe, houve um tempo em que o auditório do centro catequético recebia muitos concertos. Tinha até um piano de cauda, nosanos 1950, talvez antes. ELe foi um grande apoiador das artes. Sem o Padre Gheno aqui não teríamos este espaço maravilhoso. A Igreja Bom Jesus virou referência como a sala de concertos de Carazinho", destacou o maestreo Fernando Cordella, diretor artístico do espetáculo. 

 

Ele enalteceu a presença do público, que sempre lota os concertos. "Conseguimos conquistar as pessoas, em doses homeopáticas. Em plena segunda-feira, que não seria dia de concerto. Cidades maiores, como Caixas do Sul, num dia como este não teria o público que temos hoje", reconheceu.

 

No programa estava a obra de Johann Sebastian Bach com a participação das sopranos Lucie Barluet e Andiara Mumbach, do contratenor Paulo Mestre, do tenor Rodrigo del Pozo e do baixo Nobert Steidl. 

 

 

A próxima apresentação da Osinca na cidade - e última do ano, é o Concerto de Natal, dia 21 de dezembro, como parte integrante do Natal Alegria. Segundo o maestro, a princípio ele deve ocorrer na Praça Albino Hillebrand, mas pode ser realocado na Igreja Bom Jesus dependendo da condição climática. Tabmém haverá concertos em Passo Fundo e Não-Me-Toque. 

 

Além disso, Cordella confirmou a segunda edição do Festival de Música em 2024, com o acréssimo de um dia de programação, entre 23 e 27 de junho. 

Data: 28/11/2023 - 08:44

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE