GERAL

Eletrocar pretende lançar concurso para novos servidores até o fim de janeiro

Foto Divulgação

 

As Centrais Elétricas de Carazinho – Eletrocar realizaram durante o mês de dezembro uma reforma no prédio da sede administrativa. A pintura foi toda renovada assim como o telhado, que estava bastante danificado. Na parte interna alguns reparos também foram realizados a fim de manter o local em boas condições de uso.

Com a estrutura física renovada, a Eletrocar tem em 2023 projetos importante para iniciar, além daqueles que já desenvolve. O presidente, Jonas Lampert, informa que até o fim do mês, deve ser lançado o edital para um concurso a fim de contratar servidores de carreira para a concessionária. A Fundatec, que realizou o último certame, em 2019, foi a vencedora da licitação e organizará o processo. Serão disponibilizadas vagas para eletricista, oficial administrativo, eletrotécnico, operado de subestação, técnico contábil, engenheiro eletricista, além de cadastro reserva.

De acordo com o presidente, as vagas suprem demanda de aposentadoria e déficit de servidores em alguns setores, como é o caso dos eletricistas. A realização de um novo concurso se faz necessário pois não há mais banca do certame realizado em 2019. Para algumas funções são exigidas prova física e treinamento que pode levar até seis meses. “Não é um processo fácil. O eletricista, por exemplo, precisa de treinamento de seis meses, atuando junto com quem já está conosco para depois poder trabalhar sozinho. É uma área de grande periculosidade e por isso o bom treinamento precisa ser realizado”, salienta.

 

Atuando no meio ambiente

Na semana passada, Lampert assinou com o Município a anuência que permite a execução do projeto de reflorestamento que destina quase 9 mil mudas nativas para o Parque Vali Albrecht, conhecido como Parque da Várzea. Lampert concorda que o projeto é muito mais do que simplesmente atender a legislação ambiental. “É um reflorestamento obrigatório que temos que fazer, mas ao mesmo tempo nos aproximamos da comunidade e proporcionamos mais conforto para quem usará o parque, sem falar na questão ambiental. Agora que boa parte do parque voltou para o município pensamos que pudéssemos desenvolver lá este projeto bacana. Sabemos da reclamação sobre falta de sombra quando as pessoas acampavam. Agora faremos uma boa povoação de árvores”, salienta.

Conforme o presidente, a ideia é plantar árvores na parte frontal do parque, nos locais usados como estacionamento, na área perto da pista de motocross, que está bastante degradada e no espaço usado para o campeirismo.

A Eletrocar definirá em licitação a empresa que fará o plantio das mudas nativas. É necessário que a concessionária acompanhe o desenvolvimento das plantas até que elas tenham condições de crescer sozinhas. O projeto está protocolado na Fundação Estadual de Proteção Ambiental – Fepam.

Além deste projeto, a Eletrocar deve seguir apoiando iniciativas que já vendo sendo parceira, como na cultura a na segurança pública. Através de leis de incentivos fiscais, a concessionária tem apoiado projetos da Fundação Cultural de Carazinho – Fuccar, da Orquestra Sinfônica de Carazinho – Osinca, e do Programa de Incentivo e Aparelhamento da Segurança Pública do Rio Grande do Sul – Piseg. Em 2023, uma das novidades deve ser um aporte para o 3° Batalhão Ambiental da Brigada Militar de Carazinho – Patram.

Data: 09/01/2023 - 15:19

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE