GERAL

Mais profissionais e retorno dos grupos de prevenção estão entre as demandas elencadas pelos usuários do SUS em Carazinho

Conferência ocorreu na Ulbra (Foto Mara Steffens/O Correspondente)

 

A Conferência Municipal de Saúde reuniu nesta quinta-feira (23), no auditório da Ulbra, em Carazinho, profissionais da área para debater demandas e soluções a serem elencadas no Plano de Saúde que será encaminhado ao Estado e à União.

Conforme a secretária Anelise Almeida, o documento vale entre 2022 e 2025, mas precisa passar por atualização. Antes da conferência, a comunidade foi ouvida nas chamadas pré-conferências, nos bairros, oportunidade em que os usuários puderam elencar demandas. “Todos os municípios estão fazendo as suas e agora vamos fazer o relatório que será encaminhado à secretaria estadual e ao Ministério da Saúde”, disse ela.

Anelise destacou que entre os pedidos dos usuários estão médicos extras nas EFS’s onde há mais demanda, também profissionais de educação física, nutrição e fisioterapia domiciliar, além da volta dos grupos de hipertensos e diabéticos que trabalham a prevenção e o acompanhamento de quem está em tratamento. Além disso, de acordo com a secretária, os usuários anseiam por mais agilidade na regulação do Estado, sistema pelo qual são realizadas consultas de média complexidade. Também externaram a dificuldade para as cirurgias eletivas, especialmente aquelas que precisam ser realizadas em Passo Fundo pois são de maior complexidade, como aquelas relacionadas com traumatologia. “Estas demandas são bem sensíveis”, salientou.

Na conferência, o Município ofereceu aos profissionais duas palestras, uma realizada pela manhã e outra a tarde a partir do tema SUS. Falaram a enfermeira Fábia Almeida Richter, especialista em saúde familiar, gestão hospitalar e saúde coletiva, e o psicólogo Marco Aurélio Alves.

Data: 23/03/2023 - 05:14

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE